[SP-pm] Que características possuem os gurus da lista (was: [OT] Formação universitária dos membros da lista)

Solli Moreira Honorio shonorio at gmail.com
Thu Jun 3 16:35:54 PDT 2010

On Jun 3, 2010, at 6:29 PM, Flávio R. Lopes wrote:

> Gostaria que se possível, logicamente quem quiser, que nos fale sobre sua formação e/ou cursos e certificações que possuem.
> É uma curiosidade minha, só para conhecer melhor o pessoal da lista!

A formação acadêmica dos membros é a mais variada possível, e apenas uma pequena parte (dos que eu lembro de cabeça) teve a formação acadêmica em assunto relacionado com computação. Mas acho que a tua pergunta não será uma contribuição para a lista, além da gente falar mal (ou bem) de alguma instituição acadêmica.

Posso estar engando, mas acho que o teu real desejo com a pergunta é descobrir qual caminho trilhar para ser como os 'velhos', e por isto eu acho que a pergunta deveria ser 'Que características preciso desenvolver para ser um guru da lista ?'

Com a pergunta refeita, vou iniciar a lista (e desejo que os demais complementem a lista).

* autodidata : a capacidade de instrui por si própria é uma característica latente nas pessoas que eu mais admiro. Ser autodidata não significa fazer tudo sozinho, aprender tudo sozinho, significa não precisar dos outro o tempo todo;

* síntese : saber reduzir, ou sintetizar um problema é muito importante;

* pensamento lógico e cientifico : isto basicamente significa dominar as informações e tecnologia fundamentais e aplicar o senso crítico em tudo que virá depois. Isto o ajudá a economizar dinheiro e tempo, e afastará os buzzworders como o diabo foge da cruz;

* comunicação : comunicar é fundamental para qualquer profissional de sucesso, então treine e apreenda a comunicar-se com clareza com o teu chefe, com os teus colegas, com os teus parentes, com o ET de varginha;

* cultura geral : nunca negligencie o teu desenvolvimento cultural, o mundo é maior do que apenas computador. Envolva-se em atividades culturais, de lazer, sociais ... cultive amigos de áreas distintas, explore o mundo através da gastronomia, da arte (fotográfica, cinema de boa qualidade, LITERATURA de BOA QUALIDADE, musica, pintura, dança, etc), do aprendizado de outros idiomas. Não seja um 'nerd' chato que não sabe de outra coisa na vida;

Solli M. Honório
ps.: Agora, se você ainda deseja conhecer os membros da lista, dê uma olhada no linkedin, tá quase tudo lá !!!