[SP-pm] [OT] NoSQL

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Wed Jun 2 04:45:44 PDT 2010

On 06/02/2010 02:11 AM, Thiago Rondon wrote:
> Pessoal,
>
> Cometi um erro gravíssimo aí embaixo... Não é gráficos, e sim grafos.
>
> E aproveitando, segue mais um ... http://github.com/twitter/flockdb

Com ou sem erro de digitação, é um ótimo resumo do que está acontecendo
agora na "crista da onda" de tecnologia de bases de dados.

Eu concordo em parte com o que você fala nas suas conclusões: estamos
tentando mudar a forma dos dados para facilitar a vida de quem
desenvolve. O que está faltando na aproximação é lembrar que a vasta
maioria dos dados já está sob o modelo entidade-relacionamento, e que é
muito útil que isso continue assim: as organizações dependem do modelo
entidade-relacionamento para conseguirem entender o que acontece com os
seus dados.

Eu vejo rebeldia e desejo de mudança da parte de quem cria uma base de
dados alternativa, mas também vejo muita coisa estranha. Por exemplo, o
Solli estes dias apontou para o VoltDB, e eu comecei a ler os papers,
achando que estava interessante. Até que eu me deparei com uma coisa
muito estranha: o VoltDB se propoe a ser ACID-compliant num modelo de
cluster shared-nothing (bom, neste caso, não dá para garantir a
durabilidade das transações, o "D" do ACID). Eu parei de ler ali.

Para quem estiver pensando seriamente em criar um novo (R?)DBMS: por
favor lembre-se de que bases de dados são inúteis (do meu ponto de
vista, pelo menos) se elas não forem ACID-compliant. Como DBA
corporativo, o que eu quero é um RDBMS (note o "R" de "Relacional") que
seja ACID, distribuido, naturalmente replicado, e que respeite a
SQL-ANSI 2000, pelo menos.

Meus dois centavos ambiciosos.
Putamplexos.
--