[SP-pm] [OT] NoSQL

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Tue Jun 1 16:44:50 PDT 2010

Em 31/05/10 04:48, breno escreveu:

> Recomendo também a leitura desse aqui sobre o VoltDB, uma resposta do
> Michael Stonebraker (criador dos sistemas de bancos de dados
> relacionais Ingres e Postgres) ao movimento NoSQL:
>
> http://www.theregister.co.uk/2010/05/25/voltdb_cloud_database_nosql/
>
> []s

É, este é um caso para acompanhar realmente.

O interessante desta resposta, é que ela é baseada em necessidades no
qual o movimento NoSQL esta "trabalhando", pois os atuais RDBMS tem um
design antigo e não estão preparados para a "web-scale".

Tomará que saia algum projeto da comunidade em breve com algumas
propostas como da VoltDB, e não só de uma empresa...

Eu li a documentação este final de semana sobre ele, fiquei
impressionado com o design elaborado pelos caras, mas algumas coisas me
preocupam, e por isto não acredito que isto seja uma resposta ao "NOSQL".

Por exemplo, o banco é rápido por que é in-memory... Porém isto vai
criar sérios limites práticos .... Para o design que eles propõe, você
vai precisar de dois servidores como boa prática...  Em um RDBMS
(Oracle, Pg, ...) você consegue armazenar muito mais informação em
disco, e com durabilidade sem a necessidade da 'recomendação' sobre
redundância para obter a velocidade que o banco pode oferecer...

Agora, como eu li em um blogs estes dias sobre o VoltDB, qual é o seu
orçamento ? Dependendo dele, ele é uma ótima opção. Todos podem dizer
que memória é barata... mas ... Qual seria o tamanho do seu banco ? Qual
seria o número de servidores que sua aplicação iria necessitar ?

Também existe o problema de "lock" por manter os dados em memoria e em
"disco", o efeito colateral é nas conexões simultâneas em relação ao
"escalabilidade".

Porém, eu acredito que o VoltDB pode ser ótimo realmente em muitos
casos, mas não será uma alternativa completa a todos os sabores que
estão surgindo na minha humilde opinião... Eu acredito que ele esta
criando uma nova tendencia, e isto esta ótimo... Nunca fomos tão ligados
as informações que nosso aplicativo esta 'hospedando'...

É a necessidade de número de usuários, performance e número de
informações .... (....) .

Meus centavos,
-Thiago Rondon