[SP-pm] [OFF-TOPIC] Empresas que usam perl e a disponibilidade de profissionais

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Thu May 20 14:36:03 PDT 2010

    Khaoz> Conheço várias empresas onde o modelo de negócio gira todo em
    Khaoz> torno do php (para não citar java também) e elas faturam bem
    Khaoz> e conseguem profissionais facilmente.

Bom, eu não sou empresário, mas acho que a tecnologia é consequência do
modelo de negócio, como o Thiago falou. Outra opinião que eu tenho é que
conhecer bem uma tecnologia é um motivo bastante forte para se utilizar
a tecnologia em questão, o problema é que a maioria das pessoas tendem a
ficar na zona de conforto e não chegam a pesquisar alternativas. Tem
também os "apressadinhos" que "se empolgam" quando descobrem uma
tecnologia e querem sair usando em tudo que é lugar. Por fim, uma
diretiva pessoal que eu sigo, parafraseando Mark Twain: "Quando você se
encontra no lado da maioria, está na hora de pausar e refletir"; e Oscar
Wilde: "Tudo que é popular é errado". Ou seja, se tem muita gente
falando ou praticando a mesma coisa sobre negócios significa que você
vai ter muita concorrência e pouca ou nenhuma vantagem competitiva sobre
os concorrentes se você seguir o mesmo modelo, e isso eu considero uma
péssima condição pruma empresa que está iniciando.

--
   Eden Cardim