[SP-pm] [OFF-TOPIC] Empresas que usam perl e a disponibilidade de profissionais

eutsiv :: Geovanny Junio geovanny at eutsiv.com.br
Thu May 20 06:50:11 PDT 2010

Olá Khaoz, tudo bem?

Até o momento a maior parte de contratos da eutsiv ( o nome estranho vem de
Everything Under The Sun Is Vanish) é baseada em suporte a infra-estrutura
de rede ( Servidores de e-mail, Workgroup , proxy, Controladores de Domínio,
etc... em ambiente Linux e Windows), somos uma nano empresa. Todos os
projetos que exigem desenvolvimento ficam por minha conta, por isso foi
fácil decidir abandonar PHP e ficar só com o Perl (Catalyst) e C++, tive que
convencer só eu mesmo.

Enfrento dois problemas atualmente:
- Dificuldade com hospedagem compartilhada que suporte FCGI - Tenho sorte,
pois a maioria dos meus clientes hospedam os sites internamente, e outros eu
consigo convencer a usarem máquinas virtuais, tenho trabalho com o Linode.

- Dificuldade em encontrar mão de obra, mas isso é um problema interno,
preciso aumentar o faturamento para poder contratar profissionais de TI com
um nível suficiente para aprenderem Perl. Tem dois caminhos: fazer qualquer
coisa usando qualquer linguagem e aceitando qualquer valor para ter um
crescimento rápido mas não sólido. Eu escolhi crescer devagarinho, mas
solidamente, e graças a DEUS isso está acontecendo, e como já disse antes,
devo muito ao Perl e a essa lista.
Já tentei fazer parceria com associações de bairro e escolas, para ministrar
treinamentos para jovens, juntando inclusão social e aproveitando para
ensinar lógica e posteriormente Perl, mas o pessoal não quer ralar pesado,
enfim tem um monte de problemas culturais que se for falar sobre, vou ficar
aqui até amanhã.

A minha estratégia agora é crescer devagar para não perder o controle, e
manter todo o desenvolvimento em Perl. Tenho feito o máximo para divulgar o
Perl no meu ecossistema, por exemplo, estamos negociando o desenvolvimento
de um portal para concorrer com o maiores portais de notícia em Minas, se
fecharmos, vai ser em Perl.

Estamos desenvolvendo um pequeno site de entretenimento
http://www.uaigo.com/location/view/79 (está no ar em testes ainda), e é
desenvolvido em Perl e Catalyst.

O que me impressiona, é que apresento o Perl + CPAN + Catalyst + todas as
maravilhas do Perl para alguns caras que desenvolvem, e eles simplesmente
não conseguem enxergar. Já começo a imaginar Perl como Radiohead, ou música
Clássica... enfim, música de qualidade, mas não é qualquer um que consegue
escutar.

Grato,
--
Geovanny Junio
Consultor de Tecnologia

Este e-mail pode conter informação privilegiada e confidencial. Se você não
é destinatário da
mensagem, por favor apague a mensagem e comunique-nos o fato de imediato.

This e-mail contains information that may be
privileged and confidential. If you are not the intended recipient, please
delete the e-mail and notify us immediately.