[SP-pm] sobre arquivos .pm

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Sat May 15 11:32:20 PDT 2010

Naumtendi oq vc ker miguxu!!!!!!!

> Oi gente, estou com dificuldades de encotrar os arquivos .pm

Os arquivos .pm (arquivos de módulos) normalmente ficam nos diretórios
listados pela variável @INC:
/usr/local/lib/perl5/5.8.8/i686-linux /usr/local/lib/perl5/5.8.8
/usr/local/lib/perl5/site_perl/5.8.8/i686-linux
/usr/local/lib/perl5/site_perl/5.8.8 /usr/local/lib/perl5/site_perl

O Perl vai tentar procurar o seu módulo teste.pm nesses diretórios.
Estou supondo que você não tem acesso de root nessa máquina, então,
provavelmente, o seu módulo não está lá, conforme a mensagem de erro
informa.

Você pode informar ao seu script onde está o módulo que você acabou de
criar, usando o FindBin:
http://search.cpan.org/~nwclark/perl-5.8.7/lib/FindBin.pm

Convenciona-se que módulos comecem com Maiúscula, tanto o nome do
módulo como o nome do arquivo. Eventualmente você vai querer escrever
módulos seguindo o padrão usual. Não é estritamente necessário, mas
você poder querer ampliar seus horizontes com:

http://search.cpan.org/~petdance/Module-Starter-1.54/lib/Module/Starter.pm
http://apress.com/book/view/9781590590188

Ah, costumamos mandar os dróids que falam miguxês pras minas de sal. É
pra onde mandamos os miguxus :p

Abraços