[SP-pm] Encontros Técnicos, hackthon e etc: Doações

breno breno at rio.pm.org
Tue May 4 20:26:55 PDT 2010

2010/5/4 Thiago Rondon <thiago em aware.com.br>:

> Mas, gostaria de ouvir vocês sobre isto. O que vocês pensam em relação a
> doação (que será feita via pagseguro.uol.com.br, com cartão de debito e
> boleto) ?
>
> A principal ideia é que estas doações sejam o primeiro suporte para
> realização de um hackthon ainda este ano, ou o próximo encontro técnico em
> 2011 (por exemplo, em Fevereiro).

Já conversei algumas vezes com o Thiago sobre o assunto, mas como
ninguém falou nada ainda e dinheiro é sempre um assunto polêmico, acho
legal compartilhar a questão por aqui.

Seria ótimo se vivêssemos em uma utopia em que eventos não tivessem
custos operacionais. Eles têm sim, e não são poucos. Não estamos
falando nem em pagar o pessoal que usa seu tempo livre (e as vezes nem
tão livre), conhecimento e contatos, e trabalha pra organizar eventos
de qualidade de Perl. Felizmente para nós, a comunidade Perl é forte e
engajada, e contamos com voluntários para isso, como Thiago e Ruoso.
Mas fazer um evento envolve muitas vezes custos com servidores, local,
infra de rede no local, projetor, e fica muito pior quando queremos
convidar alguém de fora (passagem, hospedagem,translado, alimentação),
oferecer brindes, coffee-break, etc.

Felizmente, no último YAPC::Brasil contamos com diversas empresas que,
através de suas doações, ajudaram *muito* a realização do evento.
Mesmo assim, e especialmente para eventos mais localizados como
workshops e hackathons, ter um fundo de reserva é importantíssimo.

Se entendi bem - Thiago, por favor sinta-se a vontade para me corrigir
- o sistema seria inteiramente transparente para quem quiser
acompanhar para onde está indo cada centavo empregado, e sem dúvida
ajudariam a garantir a qualidade dos eventos de Perl a preços
populares, ou inteiramente grátis, o que é melhor ainda. Do contrário,
os ingressos seriam caros demais, ou a idéia seria completamente
abandonada.

Eu achei a iniciativa muito boa, e São Paulo seria um excelente piloto
para, em caso de sucesso, aplicarmos isso em escala nacional, ajudando
na realização dos YAPCs e de eventos em áreas com menor representação.

[]s

-b