[SP-pm] [OFF] Certificação Linux

"Flávio R. Lopes" flavio.lopes at links.inf.br
Fri Apr 30 09:43:59 PDT 2010

Olá Solli.

Suas palavras são mais ou menos o que penso!
Pelos testes que vi e que fiz, na verdade não achei tão
abrangentes!....além de ter muitas coisas "decoréba", por outro lado,
poucas são as questões que tratam de fazer o candidado a demonstrar sua
real experiência em Linux.
É como Jimmy disse: Existem muitos técnicos certificados que não tem
tanto conhecimento quantos tantos outros que não tem a certificação, mas
que a experiência e o dia-a-dia os fazem excelentes profissionais.

O que vejo da Certificação Linux é que não passa de uma forma de
demonstrar (mas não provar!!!) conhecimento básico em Linux  e talvez
sair na frente de alguém que não a tenha! E não só para "conseguir um
novo emprego", mas também é uma forma que um consultor de informática
tem como "provar" ao gerente de uma empresa que está prestes a
contratá-lo como SysAdmim da rede da empresa!

Eu acho que para ter mais peso a certificação, as provas deveriam ser
feitas 100% num terminal shell, ou seja, preparar questões com as quais
nos deparamos diariamente, pois assim não tem como "chutar"....ou o cara
sabe ou o cara não sabe!...aí sim filtraria mais a qualidade do candidato!

Mas para deixar um leigo que o está contratando para tomar conta da rede
dele mais "tranquilo", funciona!

Abraço,
Flávio