[SP-pm] [OFF] Certificação Linux

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Thu Apr 29 23:16:07 PDT 2010

Flávio,

Tenho algumas certificações Windows e o meu pensamento sobre isto é :

1o. Sim, a certificação pode ajudar a encontrar um outro trabalho numa nova
empresa. Isto porquê facilita a vida do RH e do gerente, pois a certificação
é utilizada como atalho na seleção de pessoal, e eles consideram como um bom
diferencial, assim como estudar em escola de primeira linha, etc. A questão
de ganhar mais está relacionado a outras coisas, como experiência e mercado
que você trabalhará;

2o. A certificação é, na minha opinião, uma demonstração de investimento por
parte do profissional e uma maneira mostrar que o cara tem interesse de ser
melhor que a média;

3o. Certificação é do técnico e ele tem que perceber isto e não fará ele
ganhar mais dinheiro. O técnico tem que ter isto como um projeto pessoal e
de desenvolvimento pessoal, e melhorar os rendimento é consequência do teu
posicionamento ativo de melhoramento e desenvolvimento pessoal.
 A certificação (do ponto de vista do técnico) deveria ser vista como uma
prova de proficiência mínima sobre o assunto testado, um projeto pessoal.
Quando eu faço uma entrevista, umas das coisas que eu tento descobrir de um
candiado júnior é saber qual a fonte de informação dele e com que frequência
ele se atualiza. Se o cara disser 'Info Exame' ganha -1000 pontos, e a
certificação dá a ele 50 pontos.

A certificação LPI é "polêmica", principalmente entre a comunidade
opensource. Tem pessoas que a amam e outras que a odeiam. Se você está
querendo apenas saber o teu grau de proficiência em Linux, ok.