[SP-pm] Esquema para o editor VIM

Thiago Yukio Kikuchi Oliveira stratust at gmail.com
Mon Apr 12 11:01:40 PDT 2010

Bem, algumas das minha prática abaixo:

Eu sempre peço para a perl checar a sintaxe do meu código ao salvá-lo (:w):

au BufWritePost *.pl	:!perl -c  % "checa a sintaxe do código ao salvar

Tabem uso o perlcritic logo depois:

au BufWritePost *.pl	:!perlcritic  % "best practice check

Como uso o vim para editar vários tipos de arquivos (PHP, Perl, LaTeX,
etc) acabo fazendo funções que permitem habilitar algumas "features"
somente para o tipo de arquivo específico:

  " Perl
  au FileType perl call PerlStuff()

" PerlStuff
" Carrega algumas informações para eu trabalhar com
" o código Perl
function PerlStuff()

	" Standard configuration
	set number

	" Desabilita correção ortográfica
	set nospell

	" Sintaxe do Perl
	set syntax=perl
	syntax on

	" Using perltidy to format code. Select the text in visual mode and press "="
	set equalprg=perltidy

	" Deixa utilizar o mouse
	set mouse=a

	" Syntax options.
	let perl_include_pod = 1
	let perl_want_scope_in_variables = 1 " for smothing like $pack::var
	let perl_extended_vars = 1 "for complex things like @{${foo}}
	let perl_fold = 1
	"let perl_fold_blocks = 1

    " Transforma tabs em espaços. Isto evita problema de
    " outros editores usando tamanhos para tabs diferentes.
    "set expandtab
    " Minhas tabs em 4 nada de 8, fica muito distante
    set shiftwidth=4

	 " Um set list mais verboso e fácil de visualizar.
	 "set list
	 set lcs=tab:\|\
	 "set lcs=tab:\|\ ,trail:.,eol:\\

endfunction

Bem, no geral é isso!

[ ]'s

    /    Thiago Yukio Kikuchi Oliveira
(=\
  \=) Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
   /   Laboratório de Genética Molecular e Bioinformática
  /=) -----------------------------------------------------------------
(=/   Centro de Terapia Celular/CEPID/FAPESP - Hemocentro de Rib. Preto
  /    Rua Tenente Catão Roxo, 2501 CEP 14151-140
(=\   Ribeirão Preto - São Paulo
  \=) Fone: 55 16 2101-9300   Ramal: 9603
   /   E-mail: stratus em lgmb.fmrp.usp.br
  /=)            stratust em gmail.com