[SP-pm] Res: [OT] Vaga para programador Perl em São Paulo

Ricardo Filipo ricardo_filipo at yahoo.com.br
Fri Apr 9 19:15:46 PDT 2010

Senhores, esta thread tem a ver com algo que falavamos ha' alguns dias quando comentei que os seniors estao sendo demitidos e novatos pegam seu lugar.
Eu senti este problema na pele depois que passei dos ciquenta anos de idade (e acreditem, nao estou raciocinando nem programando pior depois de mais velho, muito pelo contrario).
Hoje tenho minha propria empresa, bons clientes e tal mas apesar de em alguns meses ganhar uma boa bolada, na media fica muito dificil manter aquele salario ideal de digamos US$60 (R$100) a hora. Para um dono de negocio no Brasil pagar um funcionario e' muito caro (alias ter empresa e' ver seu dinheiro escorrer pelo ralo dos impostos). Paga-se mais de impostos do que de salario nominal. Isto nao acontece na India (entre outros paises), onde o trabalhador e' mais importante que o governo, por isso os indianos podem oferecer precos tao competitivos e manter uma industria de software de qualidade aceitavel.
Ha' alguns meses o dono da Stefanini (se bem me lembro) anunciou que nao valia a pena manter fabrica de software no Brasil pois e' muito mais barato contratar indianos (que apesar disso ganhariam nominalmente quase o dobro dos brasileiros).
Nao quero ser alarmista mas a crise pegou feio aqui para os bons profissionais, em todas as areas. Eu acompanhei diversos amigos (em geral os melhores em sua especialidade) mudando para o exterior.
E' importante perceber a diferenca entre trabalhar no exterior (exportacao de cerebros) e trabalhar para outros paises (exportacao de servicos).

Mas sinceramente hoje eu preferia estar morando numa cidade do primeiro mundo do que em S.Paulo. Mas preferia mesmo e' trabalhar pra clientes extrangeiros e morar em alguma praia maravilhosa do nordeste. Que saudades do Rio de Janeiro!

Um abracao e bom final de semana!

Filipo

"Amo linguagens de baixo nivel, odeio politicos idem" -- (campanha do Julio Neves por um mundo melhor)