[SP-pm] Res: Pirataria de Livros, aqui não! [Was: Boas Vindas ao Igor]

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Wed Apr 7 07:13:05 PDT 2010

Em 7 de abril de 2010 15:27, Eden Cardim <edencardim em gmail.com> escreveu:

> Eu concordo com essa visão, o grande problema é que algumas pessoas
> usam do argumento ético pra copiar, e depois da cópia, abandonam a
> ética. Ética aplicada arbitrariamente não é ética.

A indústria de copyright usa táticas imorais para dividir e conquistar
consumidores.

Eles ensinam às criancas, desde cedo, que ajudar um amigo é crime.
Isso, para mim, é antiético.

Você poderia argumentar que ajudar o próximo é crime, quando causa
prejuízo a alguém. Mas copiar não causa prejuízos. Você pode baixar
todas as músicas do mundo no seu HD, e ninguém poderá afirmar que
perdeu um centavo com isso. Nem os músicos, nem as gravadoras.

Ao usar a palavra "pirataria" eles eliminam a necessidade de pensar.
Afinal, quem poderia ser a favor da "pirataria"?

> Acho que se um
> livro que você copiou é bom o suficiente para te ajudar a progredir
> profissional e/ou financeiramente, o correto, eticamente, seria o
> autor do livro receber uma compensação por isso, e não precisa ser,
> necessariamente, financeira, mas precisa ser proporcional à qualidade
> do material que o autor perdeu tempo para produzir e te fornecer.

A maior parte dos autores concorda que escrever livros não dá
dinheiro. Os livros normalmente são um cartão de visitas, a porta de
entrada para o lucrativo mercado de consultoria e palestras.

Ou, para usar as palavras de Tim O'Reilly, dono da O'Reilly -- que
supostamente está sendo "defendido" aqui nessa thread: "Obscurity is a
far greater threat to authors and creative artists than piracy."

> Afinal de contas, se produzir material de qualidade deixar de ser
> viável, ninguém vai se dispor a perder seu tempo pra fornecer.

Por essa tese, o Linux não deveria existir. Nem o Perl. Nem a internet.

Mas todos eles existem. Como isso é possível?

> Ecossistemas são baseados em simbiose, não parasitismo.

Parasitismo requer que um organismo prejudique o outro, para benefício
próprio. Isso é bem diferente de oferecer uma cópia de um livro para
um amigo.