[SP-pm] Res: Pirataria de Livros, aqui não! [Was: Boas Vindas ao Igor]

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Tue Apr 6 19:45:19 PDT 2010

Caras,

Aqui eu me sinto num oásis. Sério!

Não que sejamos santos (afinal somos monges), mas não apoiar a
pirataria é um mínimo de coerência que precisamos ter para poder
cobrar ética e honestidade de certos ramos da sociedade.

Não consigo ver lógica em soltar aqueles mantras manjados de "direita
isso" "esquerda aquilo" se o cara não é ético nem pra respeitar
direitos autorais.

Acredito que no caso do nosso colega a intenção tenha sido uma só:
ajudar. No entanto é válido tomar cuidado com os *meios* de nossas
intenções.

Además, não como justificativa, mas como agravante, como raios eu
teria coragem de beber com o Randal depois de ter pirateado um livro
dele? Eu não conseguiria.

A comunidade Perl tem a vantagem dessa pessoalidade. Hoje vc tá lendo
um livro do cara, amanhã tá trabalhando do lado dele, almoçando junto,
etc. E aí?

Além disso, como pequeno desenvolvedor de conteúdo e sabendo o quanto
é difícil escrever um texto decente, pirataria? Não, obrigado. Prefiro
escrever sob CC e pagar por livros em CC de forma a estimular as
editoras a publicarem mais livros assim.

Se os livros são caros, difíceis de obter, etc, isso é um outro
problema, que se nos incomoda, também nos chama a nos envolver e
*mudar* as regras do jogo, não burlá-las.

Abraços