[SP-pm] Res: Vagas para Perl Jobs no exterior x no Brasil

Ricardo Filipo ricardo_filipo at yahoo.com.br
Wed Mar 31 06:02:31 PDT 2010

A universidade também não é esta panacéia, mesmo USP, ITA e unicamp tem suas mazelas.
E achar um bom emprego está bem mais difícil que há 10 anos. Eu pessoalmente estou pensando em sair do Brasil.

Nos ultimos meses tenho percebido uma tendência geral no mercado de trabalho para diminuir os salários, especialmente os de profissionais de criação e inteligência.
Falo diariamente com diversos administradores de empresa e quase todos estão vivendo o impasse: como diminuir os custos e aumentar a produção?
Como a qualidade é o item menos importante (as boas práticas em QA são receitas de bolo) a solução sempre é demitir o expert, o senior e os mais velhos, com mais de 5 anos de experiência, que recebem um salário alto demais e contratar um recém-formado pagando salário condizente com a atual situação da economia (que é péssima apesar de ninguém dizer).
Um desenvolvedor "ninja" capaz de realizar coisas rápido e eficientemente teria que produzir muito mais que um programador mediano pra valer a pena ser mantido na empresa, a não ser que ganhe bem menos.

O cliente? Bem, este não precisa saber de nada disso e para ele as empresas continuam as mesmas, aliás, melhores, com maior produtividade, melhores preços e atendimento perfeito. Sim, este é o profissional que mais importa hoje, o que atende ao cliente.

Vale ler o artigo:
http://bit.ly/bDi59m

Abração!
Filipo