[SP-pm] Vagas para Perl Jobs no exterior x no Brasil

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Mon Mar 29 07:07:30 PDT 2010

2010/3/29 Thiago Glauco Sanchez <thiago em nerdsland.net>:
> Eu, por curiosidade me cadastrei numa comunidade de empregos em Perl nos EUA
> e percebi que diariamente aparecem diversas vagas para programadores Perl.
> Em contraponto no Brasil parece que programar em Perl se torna uma
> consequência de outra atividade, como ser Administrador de Sistemas.
> Fica a dúvida, por que o Perl não é amplamente utilizada no Brasil?

Porque o Brasil entrou com alguns anos de atraso na web. Quem entrou
primeiro não tinha muita alternativa: era Perl ou C.

> 1 - Por que as Faculdades ensinam Java, C e Visual Basic?

O C é uma linguagem importante, e que deve ser ensinada.

O Java cresceu muito, na década de 90, como promessa de linguagem de
programacao para a web. Ter marketing, e uma grande empresa por trás,
também ajudou bastante. E o fato de estar disponível gratuitamente.

Quanto ao Visual Basic... não tenho a menor idéia.

> 2 - Por que não existem livros em Português?

Existem alguns livros, mas as traducões não costumam ser muito boas
(como acontece com a maioria das linguagens de programacao).

> 3 - Por que existe pouco investimento de empresas privadas, como existe com
> o Java e o Go?

Porque o Java e o Go nasceram como projetos de empresas privadas. O
Perl nasceu como um projeto de um programador, e tornou-se o projeto
de uma comunidade.

> 4 - Por que existe uma lenda que programar em Perl é difícil e feio?

Porque a maioria das pessoas não leu Perl Best Practices. :)