[SP-pm] Balanço do Equinócio 2010/Março

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Sun Mar 21 09:21:37 PDT 2010

Mongers,

O evento "equinócio" de março acabou, bem-vindo ao Outono !

Vou elaborar um balanço breve, baseado na análise SWOT.

Pontos Fortes:
* Número de artigos escritos em pt_BR em pouco menos de 1 mês. (20 artigos)
* Não apenas artigos, mas 'qualidade' de conteúdo.
* Introdução de uma nova cultura para geração de conteúdo pt_BR.
* 8.105 pageviews ao site.
* Apróximidamente 3.000 visitas.

Pontos Fracos:
* Divulgação do evento.
 - Eu quero agradecer em especial ao Wesley (Blabos) pela iniciativa de
divulgar o evento em vários sites sozinho, esta foi uma das principais
ações para geração de acessos ao equinócio, mas precisamos melhorar e
divulgar mais o evento, precisamos de mais colaboradores.
* Infra-estrutura do site ainda esta muito simples.
 - Precisamos melhorar a navegabilidade e o acesso aos artigos no site,
isto já começou a ser feito, ontem foi enviado já algumas alterações em
relação a isto (vide github), alguma das ideias que estamos planejando
implementar em breve:
    > SexyBookmarks
    > Comentários nos artigos
    > Meta-tags por artigos.
    > Suporte a tags, descrição e etc nos arquivos POD.
    > Feeds

Oportunidades:
 * Geração de conteúdo em pt_BR.
 * Agregar os membros da comunidade.
 * Visibilidade.

Ameaças:
 * Falta de colaboradores para escrever artigos de qualidade.

Sugestões, críticas, comentários, ... são bem-vindos. Acredito que este
primeiro evento foi um "dry-run" excelente !

Existiram falhas no processo, porém esperamos que no próximo equinócio
de setembro, melhorar os pontos fracos e desenvolver os pontos fortes.

A minha ideia inicial era a razão de ter dois eventos disponíveis por
ano para geração de conteúdo, no qual em março seria voltado
principalmente para os programadores e o de setembro voltando para
administradores de sistemas, mas isto depende dos colaboradores.

Eu tenho duas sugestões de tema para o próximo:

1. Monitoramento de sistemas. (Seguindo a filosofia que acabei de citar)

2. Algoritimos com Perl (Este assunto seria para programadores).

A minha maior preocupação é conseguir pessoal para escrever para 23
dias, ou seja 23 artigos. Por favor, se manifestem. :-)

Vamos discutir sobre o tema que poderiamos desenvolver no próximo
equinócio para fecharmos até o dia 30 de Abril o temário e andar com o
planejamento.

Abraço!
-Thiago Rondon