[SP-pm] Net::Ping::External Win/Unix

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Thu Mar 11 07:23:11 PST 2010

Esdras,

Minhas críticas vão principalmente a forma como você está testando o
seu ambiente, tanto o ping quando o e-mail para notificar as
anormalidades são totalmente ineficientes para monitorar servidores,
assim como o Luis disse. Também recomendo um Nagios-like.

Quanto ao seu código, existe a oportunidade de deixa-lo melhor,
removendo o excesso de testes de dentro do loop, extraindo para
métodos. Outro ponto é interromper o loop ao invés de explorar mais um
nível de indentação, no caso do " if ( !$alive ) {", poderia ser "next
if ( !$alive );". A parte de formar o e-mail para envio também deveria
se transformar em um método, com esta prática, você também teria a
oportunidade de fazer testes funcionais (Test::More) para cada rotina,
o que é muito importante na minha opinião.

um abraço,

--
Otávio Fernandes <otaviof at gmail.com>
http://blog.emresumo.com