[SP-pm] Nome de diretórios e arquivos em base64

eutsiv :: Geovanny Junio geovanny at eutsiv.com.br
Sun Mar 7 10:00:08 PST 2010

2010/3/7 Solli Honorio <shonorio at gmail.com>

> Cara se eu entendi, você deseja utilizar o resultado do hash para criar o
> nome dos arquivos e diretórios, é isto mesmo ? Neste caso você pode exportar
> o hash para hex com o Digest::SHA1::hexdigest.

Sim Solli, é isso mesmo.

Mas pretendo usar base64 para ganhar em espaço, usando o SHA1 com o
hexdigest vou obter uma string de 40 caracteres, com base64 essa string cai
para 27 caracteres.

Eu achei a solução pouco depois de postar a mensagem, o módulo
MIME::Base64::URLSafe, que faz justamente o que pensei, substitui os
caracteres / e + por - e _ respectivamente. O quw torna a string saudável
para URLs e também nomes de arquivos e diretórios.

Grato,

Solli M. Honório