[SP-pm] Boas Vindas ao Fabio Navarro

Fábio C. P. Navarro fabiocpn at gmail.com
Fri Mar 5 10:29:39 PST 2010

Bom saber que existem mais bons bioinformatas por aqui!

O Edem Cardin e o André Carneiro estão corretíssimos. Mas como eu disse: não
existe verdade absoluta, existem muitas variações de técnicas utilizadas
para o sequencimento.
E a analogia com a mineradora também é correta, perl faz o trabalho pesado,
filtrar muitos dados antes dos alinhadores ( no geral desenvolvidos em c,c++
) e após os alinhadores.

Um ponto que vejo mudanças nas técnicas descritas é que hoje os
sequenciadores geram fragmentos muito pequenos de 36, 50 nucleotídeos
enquanto a pouco tempo atrás eram de 400 nucleotideos. O que deixa o
trabalho um pouco mais... complicado (ou divertido hehe). E não são só
usados sequencias de shotguns, mas pair-end que são pares a uma distância
pré-definida bioquimicamente.
Para quem nunca trabalhou com bioinformatica ter uma noção do volume de
dados:
O genoma tem 3 bilhões de nucleotideos. Pra ter um dado confiável é
necessário ter uma cobertura de 20-30 vezes a região sequenciada (se for o
genoma inteiro - 6x10^10 de nucleotideos no melhor caso) colocando uma
margem de erro 100 bilhões de nucleotídeos alguns sequenciadores chegam nas
casas dos trilhões. Tudo isso dividido em 36 ou 50 ACTGs (São alguns milhões
de linhas no formato que o André comentou :) )

> É assim mesmo ? Perl é muito utilizado, mas não oficialmente ? Existe troca
> de experiências entre os pesquisadores geneticista ?

Solli, existe bastante troca sim, que eu lembro de cabeça são 2 ou 3
congressos anuais, que tem tiver interesse vale a pena ir! Um é da SBC
(Sociedade Brasileira de Computação) e outro X-Meeting (da ab3c) todos eles
com bastante informação computacional e biologicia.
Quanto a ser oficial ou não, acho que isso não existe, cada laboratório
escolhe qual linguagem vai usar... Mas tenho certeza que perl é das
linguagens mais utilizadas, se não a mais utilizada, por bioinformatas.

Abração,
E muito obrigado pela recepção! Até mais.
Fábio Navarro