[SP-pm] Contato Acadêmico

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Sun Feb 28 19:25:24 PST 2010

Olá Pessoal,

Eu fui à Liberdade ontem, e estava com minha esposa almoçando num certo
restaurante japonês que eu conhecia, que devido à grande procura nos obrigou
a dividirmos uma mesa maior com outro casal. Nós chegamos primeiro, e assim
que eles se sentaram, reconheci a fisionomia do professor lá do IME-USP, que
após puxarmos uma conversa, era nada mais nada menos que o Routo Terada.
Fields, ele se lembra de você - não sei se isso é bom ou ruim :-P - de mim
não hehehe.

Naturalmente conversamos um bom tanto sobre o IME e sobre comida japonesa,
mas uma coisa que ele me disse me interessou bastante, e achei que o pessoal
daqui também irá se interessar. O Departamento de Ciência da Computação, lá
da Universidade, (finalmente!!) montou um núcleo de Software Livre, do qual
o Prof. Routo é um dos coordenadores. O grupo conta inclusive com alguns
projetos de desenvolvimento de software. Ainda numa quantidade menor do que
eu gostaria de ver, mas é um bom começo. Vejam por si mesmos:

Centro de Competência em Software Livre
http://ccsl.ime.usp.br/

Eu ainda não pensei muito nisso, mas acho que existe aqui uma grande
oportunidade de atuarmos junto a um importante centro de formação acadêmica
no nosso país. Um dos projetos é inclusive em Perl (ligado a
Bioinformática). Talvez eles se interessem em ter cursos, ou se alguém tiver
alguma idéia legal de desenvolvimento de software, poderíamos arrebanhar
alguns alunos de lá para ajudar o projeto, enquanto para eles isso contaria
como alguma tarefa de iniciação científica.

Acho que isso é uma excelente oportunidade de plantarmos uma semente. Sei
que a metáfora é batida, mas se plantarmos essa semente, e cuidarmos da
germinação dela, talvez daqui algum tempo tenhamos uma árvore que nos trará
muitos frutos.

Thiago, Otávio (e todo mundo): aquele curso que foi ministrado da FEI,
poderíamos oferecê-lo lá no IME também, o que vocês acham?

Me ofereço para fazer a ponte e até mesmo para atuar em cursos e/ou outras
atividades - naturalmente a minha disponibilidade de tempo é reduzida, mas
alguma coisa a gente consegue fazer, tenho certeza. Fica lançada a idéia.

Abraços,
--
Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]