[SP-pm] use Carp qw/croak/

Gustavo Leite de Mendonça Chaves gustavo at gnustavo.com
Thu Feb 18 15:27:41 PST 2010

2010/2/18 Thiago Glauco Sanchez <thiago em nerdsland.net>

> Bom dia, galera.
>
> Estou lendo o livro Writing Perl Modules da Appress. O livro é de 2002 e
> recomenda o uso do modulo Carp para gerar mensagens de erro e matar o
> programa quando necessário no lugar do "or die".

De acordo com 'perldoc Carp': "The Carp routines are useful in your own
modules because they act like die() or warn(), but with a message which is
more likely to be useful to a user of your module."

Ou seja, quando eu estou escrevendo um script eu uso 'warn' e 'die', mas
quando estou escrevendo um módulo eu uso 'carp' e 'croak'. A ideia é que
quando ocorre um erro dentro de um módulo usado por um script, a mensagem de
erro é mais inteligível se aparecer no contexto da linha do script que chama
a função do módulo, e não no contexto do próprio módulo, pois na maioria das
vezes o autor (ou usuário) do script conhece o script mas não conhece o
código dos módulos que este usa.

Gustavo.