[SP-pm] Por que Perl não emplaca?

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Fri Dec 11 10:18:53 PST 2009

    Blabos> Alunos e iniciantes vão se pautar nisso pra escolher pra
    Blabos> onde derivar sua carreira.

    Blabos> Como líderes, nós somos sim responsáveis por isso.

    Blabos> "Por que eu vou estudar Perl, se só tem vaga pra .NET?"

Desculpa mas isso é uma questão meramente pessoal, depende muito do foco
pessoal do estudante. Se você entra num curso com o intuito de aprender,
a quantidade de vagas disponíveis não importa muito. Mas se o intuito
for meramente construir uma carreira, aí sim a quantidade de vagas passa
a ser interessante. No meu caso, eu fui parar no mundo corporativo por
acaso, porque o meu foco realmente era o ambiente acadêmico, mas isso é
uma decisão pessoal, e teve suas consequências, e isso não é culpa do
Russo.
Já a adoção da tecnologia em uma empresa se deve a outros fatores,
dentre eles, consultores de tecnologia que não fizeram uma boa análise
técnica pro problema deles e escolheram baseado em fatores arbitrários.

    Blabos> Eu tenho certo receio disso.

    Blabos> Me lembra uma frase que ouvi há um tempo atrás de um
    Blabos> programador Java:

    Blabos> "Os arianos do Perl. Se acham a raça pura e que todo resto
    Blabos> não presta."

Basicamente isso é uma forma diferente e grotesca de se falar "O pessoal
do Perl analisa as coisas e só adotam o que consideram interessante"

    Blabos> A qualidade foi tanta que o evento não se pagou.

    Blabos> Embora eu nem sempre concorde com o Mago, me decepciona o
    Blabos> fato de ele ser criticado por tentar levar Perl para dentro
    Blabos> das empresas, enquanto a "comunidade" (ênfase nas aspas)
    Blabos> fica brincando de hacker.

    Blabos> Essa arrogância de "Uh, como faço parte de um grupo seleto",
    Blabos> "Oh, como sou melhor que os outros" me envergonha.

    Blabos> Não é nada pessoal, nem to chamando ninguém aqui de
    Blabos> arrogante ou estúpido, mas estou vendo crescer esse
    Blabos> sentimento nos últimos meses e isso me preocupa muito.

Isto realmente é um problema e precisamos canalizar esse sentimento de
"elite" pra algo mais útil, como um produto, que vai gerar marketing e
empregos pra todo mundo.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/