[SP-pm] Perl no windows 7

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Thu Dec 3 08:08:57 PST 2009

2009/12/3 Nilson Santos Figueiredo Jr. <acid06 at gmail.com>

> [...]
> ActivePerl surgiu era que compilador de C pra Windows = MSVC.

> souber
> em

> de
>
> A configuração é bem simples, você tem que garantir que o GCC esteja
> no seu PATH e aí o ActivePerl cuida do restante sozinho em versões
> mais recentes (de uns 3 anos pra cá). Antigamente realmente era uma
> trabalheira pra confirurar, mas a ActiveState adicionou suporte à
> detecção e uso do GCC automaticamente, desde que ele esteja em seu
> PATH e você tenha o nmake (o CPAN até baixa ele pra você).

O meu problema é exatamente com os 'X'make da vida... a 'conversa' desses
caras com o gcc é que não rolava. Mas vou tentar baixar a nova versão do
active state e o nmake pra ver se rola, valeu!

> O Strawberry está bastante maduro no momento e seria o recomendado pra
> quem está começando em Perl em Windows.
>
> Mas ainda existem razões pra se utilizar o ActivePerl. Por exemplo,
> bibliotecas "difíceis" de se compilar, muitas vezes são encontradas
> pré-compiladas em repositórios PPM, o que facilita a vida. Mas essa
> vantagem só existe com módulos que dependem de bibliotecas externas ou
> são difíceis de se compilar por uma outra razão qualquer.

Entendi.

> Eu continuo usando o ActivePerl porque ele me atende e meu ambiente já
> está configurado mesmo. Mas fiquei bastante surpreso quando utilizei o
> Padre e vi que tudo estava "redondinho". Lembro que quando usei o
> Strawberry Perl pela primeira vez nada funcionava direito ainda.

É a primeira vez que estou experimentando o strawberry. Até agora tudo bem.
Mas vou fazer esse testes. Vou tentar instalar o Padre e o Catalyst nele e
ver o que rola. Depois posto aqui.

Cheers!

-Nilson Santos F. Jr.

André Garcia Carneiro