[SP-pm] Monitorar processos gerados pelo system

Marcelo Gigliotti marcelo.gigliotti at gmail.com
Sun Nov 22 10:08:40 PST 2009

Olá,

estou fazendo um script para monitorar alguns serviços de alguns servidores
da empresa que trabalho.

para isto estou utilizando a função system para executar os comandos que
necessito para verificar o ambiente. Mas estou tendo problemas para
verificar o status de alguns desses comandos, por exemplo...

digamos que eu execute:

"system ("df -h");

ele me retornaria todos os mount points do sistema operacional, até ai tudo
bem, mas se por um acaso eu tiver algum problema durante a execução deste
comando... ou ele simplesmente demorar de responder eu gostaria de
interpretar isso como uma falha. Em resumo, algum de vocês poderia me dar
uma dica ou idéia de como monitorar este processo que startei? através do
comando system? poderia verificar se após 5 ou 10 segundos o comando não me
retornar ou até mesmo uma saida de erro ao executar o comando.

Abs
Marcelo Gigliotti
Analista de Suporte
Red Hat Certified Technician