[SP-pm] Boas vindas ao Otávio Pereira

Otavio Pereira otavio.pereira at gmail.com
Mon Nov 9 16:16:43 PST 2009

(Juntei os dois e-mails que me responderam.)

Então... hoje eu trabalho em uma biotec que está em busca de marcadores
moleculares de produtividade bovina. Pra todos efeitos, sou analista de
bioinfo, mas na prática o desenvolvimento de bioinfo acabou faz um tempo...
estou mais envolvido hj com a manutenção de um sistema de verificação de
paternidade e alguma coisa de análise de dados. Comecei na empresa em 2005,
na época eu ainda desenvolvi alguma coisa do sistema que dou manutenção hj
(que não foi desenvolvido por mim inicialmente), e desenvolvi parte das
ferramentas que fazem parte do data-mining da busca dos marcadores.
Basicamente uma interface Perl - R.

Não uso BioPerl, embora já tenha usado por que meu trabalho não envolve
busca em bancos externos nem comparação de seqüências. Sinceramente, não sei
o estado da arte em bioinfo. Ano que vem talvez eu consiga responder isso
melhor, vou prestar a prova da Bioinfo do IME-USP agora em Dezembro e
voltarei a estar mais envolvido com o meio acadêmico.

Agora só uma notinha a parte, google é ótimo. Primeiro, backuppc é realmente
ótimo! E caramba, tem realmente gente pagando R$6000 por um Analista Perl...
assino o jobs.perl mas é só coisa lá de fora. Quero saber das coisas daqui!

Abraço,
Otávio

2009/11/9 Andre Carneiro <andregarciacarneiro em gmail.com>

2009/11/9 Otavio Pereira <otavio.pereira em gmail.com>

> Muito obrigado pela boas vinda, espero conseguir desenvolver um networking
> legal aqui!
>

> Sou biomédico formado pela UNIFESP/EPM e trabalho com Perl desde 2001
> principalmente na área de bioinformática, mas já fiz alguns trabalhos de
> informática usando a linguagem.

Que legal q vc trabalhe com bioinformática!!!  Trabalhei 2 anos com
bioinformática com projetos de genoma. Você usa BioPerl? Fiquei curioso para
saber como andam as coisas com bioinformática e Perl. Pode nos falar um
pouco mais sobre o seu trabalho?

.

> Localizei essa comunidade por meio da rio.pm.org (que por sinal tem um
> site bem mais legal que o nosso hein. Alguém trabalhando nisso? Quero
> ajudar). Meus próximos objetivos dentro da linguagem são aprender a usar os
> frameworks (Catalyst, Moose, ...) de modo a ser mais produtivo e trocar de
> emprego para um lugar em que eu possa desenvolver melhor minhas habilidades
> (como mencionei, uso basicamente CGI e DBI, sem muito espaço para tentar
> outras coisas).

Ótimo! Está no caminho certo! Para aumetar o contato com a galera que também
usa Catalyst, Moose e outras 'coisinhas', recomendo que você acesse as
listas IRC de Catalyst, Moose e a do sao-paulo.pm. São canais de discussão
bem úteis(inclusive para não falar sobre perl, de vez em quando ;)), tenho
certeza de q vai curtir.
O endereço do servidor irc é irc.perl.br. Todos os canais(Catalyst,
sao-paulo.pm, DBIx::Class etc) estão nesse servidor .

Sugiro que você leia também sobre DBIx::Class. O primeiro  um módulo de
abstração de banco de dados, e acho q é o mais utilizado hoje.

Cheers!

Abraço,
> Otávio
>

> 2009/11/6 Daniel de Oliveira Mantovani <
> daniel.oliveira.mantovani em gmail.com>

André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl