[SP-pm] Boas vindas ao Daniel Ruoso

Daniel Ruoso daniel at ruoso.com
Wed Nov 4 16:10:35 PST 2009

Em Ter, 2009-11-03 às 12:28 -0200, Otávio Fernandes escreveu:
> Olá Daniel,
> Seja muito bem vindo a nossa lista de discussão. Para nós, é uma honra
> ter você neste grupo, visto que a maioria já o conhece. Por favor,
> para os que ainda não, apresente-se :-) fale-nos sobre o seu interesse
> e seu uso de Perl no dia-a-dia.

Olá,

Eu comecei a trabalhar com Perl em 1998, quando tive contato com o
Learning Perl e trabalhava no ZAZ (hoje Terra). Nessa época o provedor
funcionava como franquia, e acabei desenvolvendo um scriptzinho em Perl
que rodava num SCO Unix para desabilitar o acesso dos usuários que não
pagavam -- a gente desconta o fato de eu rodar o script num sábado a
noite para descobrir que a base de pagamento estava incompleta, e a
pessoa do financeiro ter que vir no sábado a noite para ver quem tinha
pago mesmo ou não, além de receber pagamentos de última hora dos
viciados que não queriam perder o acesso...

Depois disso fui trabalhar na INOVA, onde comecei a desenvolver Perl de
verdade, incluindo fazer o meu primeiro módulo para a CPAN, o
Server::FastPL (agora só no backpan), e fiz parte da equipe que
desenvolveu o email.com.br, que viria a suportar 300k contas ativas de
webmail (300 mil era um número significativo há 10 anos atrás)...

Foi por volta de 2001 que desenvolvi o Oak, que foi um framework muito
audacioso, mas que acabei deixando de lado em favor do Catalyst que
comecei a usar por volta de 2006... Tive um período sombrio de 4 anos
desenvolvendo em Java, mas que em 2006 se encerrou esse período com a
minha ida para Lisboa, onde voltei a ter um contato mais cotidiano com
Perl -- apesar do projeto ser em C e PHP inicialmente, só tendo algumas
partes substituídas por Perl lá no final.

Desde o princípio, no entanto, tenho a coisa do "enterprise" como muito
importante, e o meu período em Java ajudou a ver o quão importante isso
é, e é por isso que hoje você encontra muita coisa de XML no meu perfil
da CPAN...

Também foi a partir de 2006 que comecei a me envolver no desenvolvimento
do Perl 6, onde uma coisa que me marcou, para alem de ser o autor de uma
das implementações de Perl 6 em desenvolvimento, foi ter sido a pessoa a
sugerir os modificadores de regex :ignoreaccent, :samecase
e :sameaccent...

Bom, era pra ser uma apresentação, acabou um livro de memórias, mas acho
que serve...

[]'s

daniel