[SP-pm] Reconhecimento de padrões em linguagem natural

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Thu Oct 1 07:24:24 PDT 2009

Daniel Vinciguerra wrote:
> Mas ainda me resta uma duvida um tanto cruel...
>
> Na verdade este conteúdo não deveria ser tratado pelo próprio sistema
> para que o mesmo pudesse de fato ser considerado inteligente?

Esta é uma questão filosófica que você vai certamente ter a oportunidade
de avaliar quando estiver fazendo seu doutoramento em AI.

Você está certo sob o ponto de vista de Inteligência Artificial
Mimetista. A AI Mimetista é a escola de pensamento que defende que
"inteligência" é apenas aquilo que se parece humano.

Eu me considero parte da escola de pensamento que defende que uma
inteligência artificial forte não precisa necessáriamente ser
indistingüível de um humano, mas precisa apresentar lógica e
criatividade comparável na solução de problemas.

Mas podemos falar ainda de sistemas que imitam humanos apenas com
lógica, sem necessáriamente aprender (não tenho bons exemplos disso, mas
sei de alguns robos construídos no Japão que imitam perfeitamente as
expressões faciais de um humano, para estudar empatia); e sistemas que
não imitam humanos, mas possuem lógica poderosa e nenhum mecanismo de
aprendizado (como os programas de xadrez modernos).

Hum. Está mais ou menos. Eu espero que isso ajude você a entender que um
sistema de computador não precisa necessáriamente aprender para ser
considerado Inteligência Artificial...

Putamplexos!