[SP-pm] Reconhecimento de padrões em linguagem natural

breno breno at rio.pm.org
Wed Sep 30 23:12:25 PDT 2009

Fala Daniel!

Rapaz, isso que você quer é uma área muito bonita da Ciência da
Computação chamada NLP:

http://en.wikipedia.org/wiki/Natural_language_processing

O CPAN como sempre é seu amigo e tem vários módulos que podem de
ajudar, de clientes/API para GATE/Alvis a parsers completos e
auxiliares para idiomas/gramáticas específicos (inclusive português):

http://search.cpan.org/search?m=all&q=NLP&s=1&n=100

Para o seu "objetivo fim", vale muito a pena procurar também pelos
módulos de Chatbot:

http://search.cpan.org/search?query=Chatbot&mode=all

Atenção especial para o Eliza (uma implementação bem legal e
extensível do algoritmo Eliza), e para o RiveScript (uma engine
"cérebro" pra criar seus próprios chatbots em Perl)

http://search.cpan.org/perldoc?Chatbot::Eliza
http://search.cpan.org/perldoc?RiveScript

Boa sorte!

[]s