[SP-pm] a minha duvida passo a passo

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Wed Nov 5 23:41:02 PST 2008

breno wrote:
> Bom, meus comentários acrescentam pouco ou nada, mas já que o Luiz
> falou tanto em boas práticas, aí vão:
>
> 1) O PBP recomenda usar o módulo "Readonly" em vez do pragma
> "constant".

Eu sou velho, mas deveria prestar atenção e usar o módulo. ;) Obrigado
por me apontar este.

> 2) (...) here-doc, que é definir o terminador entre aspas.

Hey, isso é bom para os novatos. :) Obrigado, eu não sabia desta.

> Mas, melhor ainda que deixar assim, seria separar completamente as
> queries SQL da programação em si. Além de não poluir o código, o DBA
> pode modificá-las e otimizá-las (e o exemplo dado sugere essa
> necessidade) sem se preocupar com o código Perl. Módulos como o
> SQL::Library permitem que isso seja feito facilmente. O código Perl
> ficaria mais ou menos assim:
>
> ---------------8<----------------
> use DBI;
> use SQL::Library;

E o overhead de carregar a query assim? Paga o esforço extra? Até onde
eu sei, as minhas queries não mudam tanto assim, e, como eu sou o DBA do
RIPE NCC, não ligo para mexer nelas dentro do Perl... ;)

Por outro lado, eu o faria por razões didáticas.

Também posso pensar em fazê-lo para poder re-usar as queries entre
módulos ou sistemas.

Alguém saberia me dizer mais um bom motivo para adotar o SQL::Library?

Obrigado pelas dicas, Breno. Eu aproveitei bastante ;)
Putamplexos!