[SP-pm] ORMs

André Garcia Carneiro andre.garcia.carneir at terra.com.br
Mon Sep 29 04:25:40 PDT 2008

Class::DBI não está sendo mais usado(pelo menos não que eu saiba), devido a problemas de desempenho,
principalmente. Eu usei muito pouco, então não posso falar muito sobre isso. Quem tem mais conhecimento desses
fatos, imagino que seja o Eden ou o Blabos que já comentaram sobre isso antes. Eu uso DBIx::Class. O desempenho
é muito bom, desde que o seu modelo esteja bem feito, tanto na própria base de dados, definindo
relacionamentos, chaves, índices, constraints etc., quanto na abstração com DBIx::Class. Se a modelagem estiver
bem-feita, não terás problemas.

Agora no caso do Class::DBI a informação que eu tenho é que realmente deve-se migrar para DBIx::Class que faz
tudo o que Class::DBI faz,  inclusive a abstração de relacionamentos, definição de chaves etc. de forma muito
semelhante(quase idêntica), sem o problema de desempenho. Alguém disse por aqui que o desempenho é quase igual
ao do DBI 'puro'...

Cheers!