[SP-pm] [OFF-TOPIC] Cron

Sexta Abril 18 12:29:34 PDT 2008

De: saopaulo-pm-bounces+andre.garcia.carneir=terra.com.br em pm.org
Para: saopaulo-pm em mail.pm.org
Cópia:
Data: Fri, 18 Apr 2008 20:06:11 +0200
Assunto: Re: [SP-pm] [OFF-TOPIC] Cron

> André Garcia Carneiro wrote:
> > crontab -e
>
> Com que usuário?

o mesmo usuário que roda o outro script que funciona no cron.

> Este usuário tem permissões para rodar coisas no cron? Eu presumo que
> sim, já que você disse que tem outro script rodando. Por favor confere
> isso (no debian, ele tem de pertencer a um grupo, eu acho que é "crontab").

Sim, as permissões são as mesmas do outro script.

> Mais coisas para conferir:
>
> * Teu script tem mesmo permissões de execução? O cron tem o mau-hábito
> de não executar programas que não são executáveis ;)

Isso não deveria fazer diferença, mas tem sim permissão de execução.

> * A linha do shebang do teu script está em ordem?

Está em ordem. Até cheguei a pensar nisso, mas quando abri o script de novo, o shebang estava lá...

Isso não faz sentido, já que o script está no mesmo diretório do outro script que funciona dentro do cron e tem
as mesmas permissões, mas eu entendi o que quer dizer.

> OK, é um bom começo.

> Que linux é este?

SLACKWARE

> Deve existir /etc/syslog.conf, ou /etc/syslog-ng.conf (ou alguma coisa
> parecida), e você deve ser capaz de encontrar num destes arquivos a
> localização dos logs de cada tentativa de rodar o teu script que o cron
> fez (ou não fez, e uma explicação racional).

Eu procurei TUDO relacionado a cron, fazendo:

$find / -name cron* >out

Obtive uma lista considerável de arquivos, mas log, somente

/var/log/cron
/var/log/cron.0
/var/log/cron.1
/var/log/cron.2
/var/log/cron.3

E todos eles estão com tamanho 0.... esse pra mim é o fato mais bizarro até agora...

> Executa
>
> zegrep -i cron /var/log/*
>
> Isso deve te trazer todas as ocorrências (sim, podem ser muitas) do cron
> nos logs.

> De onde você pegou isso?

$ps -aux |grep cron

> Eu também, nunca vi um cron se comportar tão mal...

Bom, se você está perdido, então a minha única esperança é tentar rodar essa joça em outro servidor. E não será
um SLACKWARE da vida com certeza(não me entenda mal, gosto muito do Slackware), mas um Debian... uahauahauah!!!
Mais valeu!

> Boa sorte, me mantenha informado sobre o teu progresso.

Ok! Não tive tempo de ver isso hoje... agora só depois do feriado.. ooops... você não terá
feriado...uhauhauah!!! Até terça, Champs!

André Garcia Carneiro
Developer(Perl/PHP)