[SP-pm] [OT] Pesquisa revela quanto ganha o freelancer de tecnologia no mundo

Quarta Fevereiro 27 02:12:07 PST 2008

Rodrigo Montoro (Sp0oKeR) wrote:
> Mas a pesquisa falar de webdesigners e programadores o que engloba
> (C,C++, Perl, Java etc etc ), o que temos ótimos profissionais e 7X
> mais é muita coisa, o que eles faturam em 10 anos nos demoramos 70?
> =)

Não é tão simples assim. A amostra pode estar viciada, e os valores não
são confiáveis. Pesquisas sem descrição do método de amostragem e sem
garantias da qualidade da amostra não servem para nada.

Outra coisa para se considerar é a manutenção: você gasta muito mais
para se manter durante 70 anos do que para se manter durante 10 anos. A
comparação é ilustrativa, mas não tão simples.

E ainda outro fator para se levar em consideração é a performance da
economia: se a gente pegou a amostra com a taxa de câmbio favorável para
um lado ou para outro, isso pode influenciar na análise. Não basta todo
mundo converter para a mesma moeda, isso não tem muito significado.

> Fora o acesso e qualidade de vida, o Luis que mora fora pode nos dar
> maiores informacões.

Qualidade de vida, a gente é quem faz. É possível ter vida muito boa no
Brazil, mas isso implica morar fora dos grandes centros.

Agora, em termos de "acesso", eu não tenho certeza sobre o que você está
falando, Rodrigo. O que exatamente você chama de "acesso"?

Putamplexos!