[SP-pm] [Rio-pm] [Cascavel-pm] Como foi o CONISLI?

Lorn lorn.br em gmail.com
Terça Novembro 13 08:35:07 PST 2007

Sabado:

Bom, antes de começar a falar de como foi o YAPC, gostaria de agradecer a
todo mundo que enviou palestra e que principalmente foi ao evento, ao Lucas
Mateus por ter sido o primeiro a enviar uma palestra :) e ao Breno, que fez
um DDoS de 7 propostas de palestras!! ( que com certeza incentivou pessoal
como Frederico, Vitor, Igor ... a enviar suas palestras ) , agradeço também
ao Solli que me ajudou animando o pessoal para mandar palestra e até
cancelou uma partida de Paintball pra ir no evento :P

E aos peregrinos do Rio-pm, que fizeram um "bate e volta" só pra palestrar
:)

E claro, a todo mundo que palestrou e viu uma palestra :) \o/

Vamos lá:

Bom, sabado YAPC foi dominado pelos cariocass :)

Perl Introdução:

O Breno, teve que improvisar uma introdução ao Perl, porque tinha gente na
sala que não conhecia Perl e fez isso muito bem, vou um bate papo bem
descontraido alguns casos de uso famosos como o do Yahoo, e um amigo do
Breno que só enrolava no trabalho :P

Perl Sotaque:

Outra palestras excelente falando sobre os sotaques em Perl, foi explicar o
que tem de bom ( a facilidade você vir de outra linguagem e já programar em
perl ) e o que tem de ruim ( codigo em Perl com cara de C / Ruby e afins ...
) ah, também foi dada pelo Breno.

Jogos em Perl:

Mesmo quase sem slide pra palestra o Breno deu um bom overview sobre os
jogos em Perl, falou sobre o Froozen Bubbles que é feito em Perl, e desde de
2003 vem ganhando como o melhor jogo eleito pela comunidade do Br-Linux .

Acme:

Yet Another Carioca :P Bruno Buss junto com o Breno falou um pouco sobre o
repositorio ACME:: do cpan, mostrando alguns exemplos de modulos famosos e
também explicou sobre a parte "for fun" de Perl JAPH, Golf e afins.

BOPE.pm

Ok, essa foi a palestra mais engraçada do dia, ainda mais para os que viram
o filme 'Tropa de Elite' teve gente que entrou na sala e só ficou porque
perceberam o logotipo do bope na tela, e o Breno de Cap. Nascimento :P

O modulo estava sendo desenvolvido no decorrer da palestra mas deu pra
mostrar um exemplo do funcionando dele no final

com alguma ajuda do Fernando que modificou o modulo no meio da palestra :P

Nas mesa da lanchonete:

Rolou um "Hackthon" do BOPE.pm pós almoço, enquanto eu tentava explicar um
pouco Catalyst para o Breno, nesse meio tempo apareceram 2 caras que ficaram
sabendo do evento Perl no site do Conisli e nos veio fazer algumas
perguntas.

Não consegui mostrar muito coisa do Catalyst pro Breno, já que todo meu
material estava online e eu não sei muitas coisas de cor, principalmente
relacionada ao DBIx::Class :P com isso fiquei devendo um video de 5 ~ 10min
sobre Catalyst :)

Domingo:

Bom, o pessoal do Rio-pm infelizmente não pode ficar para o evento de
domingo, o unico que pode ficar estava hibernando após mais de 6h de cerveja
no Bar :P

Webspider em Perl: O Igor Garcia falou bem sobre o conceito de Spider e
principalmente como fazer eles , bem feito, em Perl o pessoal gostou da
palestra rolou varias perguntas, até uma revelação da unica programadora
Perl da sala, fazia spider usando IO::Socket >.<

Multi-Processos em Perl: O Frederico, um pouco nervoso no inicio, mas depois
viu que não é tão dificil palestrar, e falou muito bem sobre multiprocessos
em Perl, explicou o funcionamento do fork  e coisas que eu nem sabia que era
possivel, como por exemplo, o filho matar o pai oh mundo cruel :P

Squid e Perl: O Lucas Mateus mostrou como integrar o Perl no Squid, podendo
usar todo o poder de Perl para manipular as URL's que os usuarios acessam,
criar um log diferenciado do Squid sem precisar alterar o codigo fonte do
mesmo, deixando a solução muito mais "portavel" .

----relato do breno estava aqui ...

--
Lindolfo "Lorn" Rodrigues
- www.slackwarezine.com.br