[SP-pm] [OFF] Certificação

Quinta Junho 28 02:53:58 PDT 2007

On Jun 27, 2007, at 8:11 PM, Alexandre de Abreu wrote:
> Luis, acho importantíssimo, eu diria até "nobre", um cara que queira
> ser um bom profissional da área de devel ser participante ativo nos
> projetos open source, mas, não consigo comparar essa qualidade a posse
> de uma certificação de TI.

   Sim, eu também não consigo comparar.
   Um dia, eu também vou poder responder perguntas como "você conhece
a ferramenta tal e tal?" com "eu construí a ferramenta tal e tal".

   Sou DBA Oracle Certificado. A certificação nunca me ajudou a
conseguir trabalho, mesmo como DBA. O que manda no mercado de TI
brazileiro é networking (como este que a gente faz aqui, por exemplo)
e QI (no sentido brazileiro do "Quem Indica").

   Aqui na europa, eu tive uma experiência diferente: as pessoas te
dão crédito (e uma ou duas semanas para você mostrar trabalho) antes
de dizer qualquer coisa sobre as tuas habilidades.

   Para você ter uma idéia, trabalha sentado aqui do meu lado um /
commiter/ dos ports do FreeBSD, que, pasmem, nunca tirou certificação
de coisa nenhuma, e nem por isso passa apertado sem ela.

> Acredito que ambas são importantes no CV, eu, particularmente, sempre
> achei que as certs me ajudaram bastante, tanto no sentido de
> adquirir/avaliar conheciemnto como no sentido de aumentar minha
> empregabilidade.

   Como você pode ver, eu tive experiências bem diferentes sobre
certificações: as minhas foram caras, não serviram para nada e me
deixaram com impressão de dinheiro jogado fora. As tuas, pelo jeito,
abriram portas e foram incrementos bacanas para o teu CV. É, para
mim, uma coisa muito subjetiva. :-( Há que prestar mais atenção sobre
este assunto e conversar com mais gente sobre elas.

> BTW, tens tomado muito capuccino com ervas "finas" aí em "Netherlands"
> ou anda fazendo tráfico de cervejas da Bélgica? :D

   Nope, nada de capuccino com "ervas finas". Alteradores de estado
mental, basta o perl que eu tenho de escrever aqui para fazer
funcionar as porcarias que os caras me dão para manter... :-(

   Cerveja belga é bacana, mas não precisa contrabandear... ;-) a
União Européia prevê cotas bem generosas de importação para estes
ítens essenciais. ;)

   Putamplexos!