[SP-pm] Como resolver problemas com o seu Apache no Apple Macintosh... [Was: Savio Forum Perl..]

Sexta Junho 22 00:24:45 PDT 2007

On Jun 22, 2007, at 7:52 AM, Savio Silva wrote:
> Yoda,

   Você mandou email pra pessoa errada... O /Master/ /Yoda/ responde
melhor à mensagens gravadas na memória do R2D2... ;-) (hua hua hua)

> quanto vc cobraria pra uma aula basica...rsrs
> serio..
> diz ai quanto cobraria pra vc dar uma forcinha pra mim...configurar
> esse IMAC
> Sou iniciante nesse lance de programação em WEB.
> Tenho umas 3 paginas para fazer mas enrosco nessas configurações..

   Eu não acho bacana cobrar prá ajudar pessoas.
   Mas não vou ajudar você em privado.
   A gente conversa pela lista, todo mundo dá palpite, ajuda e você
tem melhores resultados.
   Com a diferença de fuso horário e a quantidade de tempo disponível
que eu tenho para responder cada mensagem aqui, isso certamente ia
ficar complicado...

   Aqui tem um guia básico, que eu escrevi do que eu me lembro.

   Se você precisar de alguma coisa à mais, posta para a lista dos
São Paulo Perl Mongers, que o pessoal (eu também) ajuda.

   Se você tem certeza de que tem uma configuração básica boa e
precisa apenas modificar alguma coisa nela, vai precisar ler o
manual. Veja em http://httpd.apache.org/docs/, boa leitura!

   1. Suas configurações:
   1.1. Versão do Sistema Operacional (OS)?
   1.2. Versão do Apache que você está usando?
   1.3. Compilou por conta própria? Quais opções usou?
   1.4. Baixou pré compilado da Internet? Qual o pacote que está usando?
   2. Diagnóstico básico
   2.1. Testa a configuração do teu apache na linha de comando com

        /usr/sbin/apachectl configtest

        O Apache provavelmente vai te dizer o que está errado com a
tua configuração. Faz isso até que você tenha uma mensagem dizendo
"Syntax OK" ou qualquer coisa que indique que o teu Apache tem um
configfile correto.

   3. Produzindo erro
   3.1. Se, depois de executar (2), você ainda tiver erro, ele vai
aparecer nos teus logs. Localize os teus arquivos de log com o comando

     locate httpd.conf | xargs grep -EHn ErrorLog | egrep -v ':#'

   3.2. Agora que você sabe onde está o log de erros, tenta
inicializar o teu apache usando

     /usr/sbin/apachectl start

   3.3. Se o apache funcionar, está pronto. Se não funcionar, você
tem de olhar as últimas linhas do arquivo de log de erros e mandar
estas linhas com o resto das informações que eu te pedi até agora
para a lista.

   4. Modificando a configuração

     Você pode precisar modificar a sua configuração. Discuta sobre
isso na lista, a gente é uma lista de Perl mas fala de quase tudo,
passando por cerveja, culinária, cavalos, vinhos, cultura e filosofia
barata... ;-)

     RTFM em
     http://httpd.apache.org/docs/

   Putamplexos!