[SP-pm] OOA&D de vez em quando morde..

Quarta Março 21 01:22:41 PDT 2007

On Mar 20, 2007, at 9:53 PM, Solli Honorio wrote:
[grande resmungo sobre como OOA&D podem "morder" você...]
> Como você bem disse, um projeto de software é de uma maneira
> simplista (e possível neste contexto) regras de restrições, e estas
> restrições podem significar maior ou menor flexibilidade no futuro,
> o quê em informática é algumas semanas.

   Certo.

> Por esta visão, do qual eu compartilho, então temos que tomar
> cuidado com o A&D, já que é nesta faze que definimos os 'contratos'.

   Certo, de novo.

> Vejo no OO uma das técnicas mais flexível para contornar as amarras
> destes contrato, ou estou enganado ? Não tenho a mesma experiência
> de programação que vc, mas acredito que programação estrutural, ou
> o spaguethi :) dificultam muito mais as adaptações futuras.

   Não confunda "Melancolia Profunda" com "Melancia na Bunda". ;-)
   "Programação Estrutural" é completamente diferente de "Código
Spaguethi".

   Sim, pode-se usar o paradigma da Programação Estruturada para
implementar sistemas decentes e de tamanho respeitável, claro. Mas
requer os mesmos cuidados que a gente tem com todos os outros
sistemas: a gente precisa pensar e ponderar antes de se "amarrar" em
contratos de interface e formatos de entrada e saida de dados.

   Eu conheço sistemas implementados em Lisp (que admite apenas
Programação Estruturada como paradigma) que tem mais de 10 anos de
manutenção e que continuam rodando numa boa, sem problemas de projeto
ou acrobacias para manter contratos mal-desenhados. Ah, um exemplo
público: as bibliotecas Lisp que compõem o "core" da linguagem estão
escritas em Lisp, tem mais de 40 anos de vida e tamanho considerável.
E ninguém diz que a vida útil da Linguagem está terminando...

   Espero que isso tenha melhorado a sua visão da coisa.
   Para quem não sabe, eu sou metido a programador Lisp e implemento
umas coisinhas usando esta linguagem de vez em quando. Eu recomendo
que qualquer pessoa que leve à sério o seu trabalho como programador
aprenda e exercite Lisp como uma "segunda língua": Lisp é uma ótima
forma de musculação cerebral. ;-)

   Putamplexos!