[SP-pm] OOA&D de vez em quando morde...

Igor Sutton Lopes igor.sutton em gmail.com
Terça Março 20 03:58:18 PDT 2007

On 2007/03/20, at 10:31, Luis Motta Campos wrote:

>    Espero que isso te ajude a entender por que eu acho que OOA&D pode
> morder.
>    Putamplexos!

Eu gosto do paradigma de orientação à objetos, e ainda assim concordo
com o Luis. Isto por que temos que separar a engenharia de software
como o Luis mencionou das buzzwords atuais. Estas buzzwords adicionam
muita complexidade desnecessária, e graças a $deity Perl permite que
você misture e escolha da maneira mais apropriada à isto.

O que isto quer dizer? Isto quer dizer que você pode muito bem
utilizar um framework orientado à papéis (roles) como o Catalyst e
escrever o resto do código utilizando código procedural. Ou orientado
à objetos. Ou spaghetti code. Ou...

Orientação à objetos é bom sim, mas tem limite. Perl te dá opções,
escolha a que mais tem a ver com o seu trabalho - desenvolvimento de
sistemas web, programas de automação de sistemas operacionais, etc -
e escolha a que melhor lhe convir. E lembremos sempre de utilizar
*consistência*, e este é o principal problema hoje.

Meus dois cêntimos.

--
Igor Sutton
igor.sutton em gmail.com