[SP-pm] Res: Res: Res: Benchmark & Catalyst

Eduardo Verissimo everissimo em yahoo.com
Quarta Janeiro 31 09:34:53 PST 2007

Olá, Luis!

Eu acho que estou ficando muito passivo. Eu concordo contigo! É a segunda vez que concordo. Eu, assim como o que acho que você acredita pelo que li do que escreveu no email, também acredito que mais importante que ter potêncial é saber usá-lo.

O ponto que tenho querido fazer entender aqui é que por mais que se Catalyst seja ótimo, por mais que se consiga fazer as coisas serem feitas nele, ainda há centenas de pessoas burras e com preguiça de usar o cérebro que acreditam em artigos escritos como esse sobre o benchmark.

Esse tipo de escolha acaba fazendo com que Perl seja preterido em favor de outras linguagens. Apesar de nós lamentarmos, no final das contas esse profissional vai precisar de gente mais habilitada em Perl, no futuro, para fazer essas otimizações que demandam cérebro, lógica e profiling. Menos mercado, pois.

Se alguém aqui acha que não é da sua conta, observe que, tirando cenários muito específicos, o uso de perl vem caindo ao longo dos últimos anos. De repente um dos fatores é a postura dos bons profissionais com cérebro que não se importaram em se fazer entender.

Abraços!

Eduardo Veríssimo

PS.: Essa discussão parece estar se desvirtuando. Essa coisa de "meu site tem mais hits que o seu" tá muito parecida com certo fetichismo juvenil masculino. :-D

----- Mensagem original ----
De: Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>
Para: saopaulo-pm em mail.pm.org
Enviadas: Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2007 12:28:02
Assunto: Re: [SP-pm] Res:  Res:  Benchmark & Catalyst

On Jan 31, 2007, at 2:04 PM, Eduardo Verissimo wrote:
> Concordo plenamente.
>
> Só lamento pelo fato de que não tenham feito um benchmark mais
> elaborado para demonstrar quais são as situações em que o Catalyst
> ganha. Para quem já usa, não faz a mínima diferença. Mas para quem
> está escolhendo qual framework usar, essa pode ser uma das
> primeiras comparações.

   Quem escolhe frameworks pela performance é burro ou tem preguiça
de usar o cérebro, me desculpe.

   Todo mundo sabe que o que conta mesmo é a tua lógica, a sagacidade
do engenheiro de software e a quantidade de profilling que você vai
fazer para arredondar as arestas.

   Não existe sistema perfeito, todo mundo precisa de tempo para
calcular respostas.

   A gente pode ganhar muito dinheiro mesmo sem ter o framework mais
rápido, e pode perder muita grana tendo o mais rápido do mercado. O
que importa não é o tamanho (ou a velocidade): é como você usa.

   Putamplexos.
--
Luis Motta Campos is software engineer,
perl fanatic evangelist, and amateur {cook, photographer}