[SP-pm] (sem assunto)

Terça Dezembro 5 05:49:21 PST 2006

Cópia:

> Pessoal, estou com duas dúvidas.
>
> Primeiro, eu uso Vim (e não gvim) e instalei perl-support. Tudo que
> funciona no gvim, precisa usar keymappings pra funcionar no vim normal.
> E o problema é, imagino que seja muito fácil de resolver, que eu digito
> os keymappings e nada acontece. Digito \lps, nada. Digito \cl a unica
> coisa que ele entende é o 'c' de correct, mas não faz nada do esperado
> quanto ao plugin. Eu gostaria de entender o quanto antes. Já pesquisei
> na documentação do vim, e não consegui achar nada. Olhei até no código
> [...]

Você precisa de Ajax para o que? Se você especificar melhor o problema, talvez fique mais fácil de ajudar.
Eu uso Ajax a alguns meses, na 'unha'. Não utilizei módulos como o CGI::Ajax ainda, por falta de tempo para
estudá-lo. Mas ele basicamente registra as rotinas que você precisa usar e relaciona com as urls para você. Na
minha opinião, e à primeira vista, não é lá grande coisa, mas como eu não cheguei a experimentar, também não
vou ficar criticando o que eu não conheço.

Também não utilizo os efeitos 'boiolísticos' apresentados no Dojo e outros frameworks de Ajax que existem por
aí, mas só porque eu não preciso. em compensação, o Dojo é uma ótima ferramenta para fazer uso do Ajax, quando
você quer fazer coisas que você faz em programas 'stand-alone', geralmente desenvolvidos em VB, ou Delphi, sei
lá. Tem um monte de facilidades e efeitos bacanas. Mas novamente, é preciso saber o que você precisa. Se você
precisa de muitos efeitos, muita validação, e se você precisa fazer interface para pessoas muito, mas muito
'idiotas' mesmo, recomendo o Dojo. Não tem nada a ver com Perl, mas facilita muito a sua vida com Ajax.

Site do Dojotoolkit
http://dojotoolkit.org

Agora se você precisa de Ajax simplesmente para carregar coisas mais rapidamente, recomendo que primeiro você
aprenda um pouco de javascript, e aprenda o básico de Ajax em http://www.w3school.com - Tutorial mais básico de
Ajax que esse não existe. É muito fácil mesmo!

Cheers!

PS: Ninguém vai postar nada sobre o encontro não? Como foi? Não deu para eu ir, tive uma urgência para resolver...

--
André Garcia Carneiro
Developer(Perl/PHP)