[Rio-pm] resumão do primeiro ES de 2017

breno breno em rio.pm.org
Sex Jan 13 04:07:43 PST 2017

Yay! Aconteceu! \o/

[image: riopm-es-20170112.jpg]
Depois de muito tempo de hiato, os tradicionais encontros sociais da Rio PM
estão de volta :D

Falamos de música, guitarras, quem toca bem mas é modesto x quem realmente
só engana (*cof* *cof eu *cof* *cof*), bandas indie, melhor ambiente para
ensaios e outras dicas pra quem quer botar "rockstar" de verdade no
currículo ;)

Experimentamos a cerveja artesanal do Botero e descobrimos mais monges
cervejeiros no grupo. De canela e laranja a cervejas com gosto de
listerine, foi - pelo menos pra mim - uma verdadeira aula sobre como fazer
cerveja em casa, com direito a tipos e grau de dificuldade de cada um.

O tema também passou por estratégias de gestão de projetos e equipes em
diferentes empresas, e foi muito interessante ouvir a percepção de cada um
sobre grupos de trabalho, times híbridos, treinamentos e novas contratações.

Uma coisa que achei muito bacana também foi como tinha poliglota na mesa:
falamos de JS, R, Scala, Ruby, Python, Go, C++, Kotlin (tive que pesquisar
essa), BASIC, Java e até da evolução da JVM na última década. Parece que
Perl é uma cola também para comunidades ;-)

[image: self-five.gif]

Em algum momento o papo degringolou para gatos psicopatas que te seguem
pela casa sem você ver eles se mexendo, sobre whatsapp x telegram, sites de
relacionamento e dicas de controle de vício online diretamente de um membro
do Facebookeiros Anônimos que pediu para não ser identificado.

Me distraí por um segundo, olhei pro lado e quando vi estava no meio de uma
discussão acalorada sobre código genético, proteínas, códons e outros nomes
que não ouso dizer aqui sob o risco de acordar Cthulhu. Aparentemente o
suporte a gramáticas do Perl 6 pode ajudar na análise e classificação de
cadeias de DNA! Isso, e como "formaturas fake" fazem tanto sentido quanto
brincar de "família fake" no orkut (essa parte pelo menos eu entendi :D)

Falamos também de otimização de código, técnicas avançadas de tecido
acrobático, diferenças entre roles e mixins, milho em conserva, docker,
/opt e outros diretórios polêmicos em *nix, imagens em TIFF, filhos e a
difícil decisão entre pré-escola e
trancar-no-porão-e-jogar-um-coelho-lá-dentro-uma-vez-por-semana. Ah, e ORMs
azuis.

E assim foi mais um ES da RioPM. Quem foi, viveu. Quem não foi, perdeu.

Não percam o próximo ;)

[]s,
-b

Ah, o horário "sai do trabalho e vem" parece ter funcionado bem, acho que
podemos seguir esse modelo nos próximos!