[Rio-pm] [GOLF] Descanso de Pascoa: Maior palindromo

Aureliano Guedes guedes_1000 em hotmail.com
Domingo Maio 4 17:48:00 PDT 2014

Acabei de subir para o CPAN a versão 0.02 daquele módulo.https://metacpan.org/pod/Math::Palindrome
Mas agora que acabei de ver seu e-mail.
Algumas modificações já irei fazer para subir a versão 0.03.
Se você tentar instalar depois me fala se deu certo?

From: bruno.buss em gmail.com
Date: Sat, 3 May 2014 18:57:58 -0300
To: rio-pm em pm.org
Subject: Re: [Rio-pm] [GOLF] Descanso de Pascoa: Maior palindromo

Sobre o lance do next_palindrome antes do loop:
Mas com isso você quebrou o caso onde o valor inicial já é um palindromo primo... ou seja, não ta certo :P
Você não consegue fazer uma condição do loop melhor, tal que ela verifique as duas condições e só pare quando o número for um primo palindromo sempre, desde a 1a verificação? ;)

Sobre a explicação do modulo:
Opa, muito bom! Seems good to me :-)Só acho que você precisa tratar todos os casos onde $n =~ m/^9+$/, porque só o 99 e 999 não bastam (mas foi legal que você já tinha percebido o problema deles :-)

Tratar eles é bem fácil eu acho:if($n =~ m/^9+$/){  $r = '1' . (0 x ((length $n) - 1)) . '1';}
Seems legit?

Por fim, seria legal voce escrever tudo isso na documentação do seu módulo, pois provavelmente vai ajudar quem estiver escolhendo um para usar :-)
Acho que já estou convencido que sua next_palindrome está ok (tirando esse problema aí de cima dos números com todos os dígitos 9). Agora só precisamos melhorar o loop principal do seu programa. Lembre-se do que você quer (um primo palindromo) e do que você realmente precisa dentro desse seu loop. Tente construir uma invariante das iterações do loop, o que você pode garantir a cada passada do loop?

Então, esse problema já é do loop principal e não do módulo. Porque eu faço:

$time = next_palindrome($time);

Antes do loop principal.acho que pode ser corrigido fazendo:

$time = next_palindrome($time) if (!is_palindrome($time));

Fiz isso para evitar que um time() primo finalize o loop mesmo sem ele começar, já que o loop inicia assim:    while(!is_prime($time))

Agora quanto ao módulo em sí, a logica usada é a seguinte:- Um número palíndromo é obrigatoriamente igual a ele mesmo se lido de traz para frente, então- Se dividirmos pela metade os dígitos de um numero palíndromo de número de dígitos maior ou igual a 2 então a primeira metade é obrigatoriamente igual a segunda lida de traz para frente. Isso me leva as seguintes conclusões:

1- Se o reverso da segunda parte é menor que a primeira parte # 8652 -> 86 > 25logo  o próximo palíndromo é obrigatoriamente a primeira parte concatenada com o reverso dela mesma

# 86 . (reverse 86)Isso se torna verdadeiro porque no caso usado para exemplo '8668' a segunda parte é o '68' que tem seu reverso '86' que é igual a primeira parte.

2- Se se o reverso da segunda parte é maior ou igual a primeira parte# 8668 -> 86 == 86 # ou # 8669 -> 86 < 96logo o próximo palíndromo é obrigatoriamente a primeira parte incrementada concatenada com seu reverso

# 8668 -> 86 +1 -> 87 . 78 -> 8778
Então minha heurística foi aplicada em cima de uma lógica matemática, o que apesar do módulo não vir com os testes, em meus testes ao final do desenvolvimento ele fez corretamente todas as respostas.

Inclusive estou fazendo algumas correções para subir estas correções.Eu não sei fazer direito aqueles testes, mas enviarei com os testes na próxima.
Quanto ao Math::NumSeq::Palindromes, acho que poderia ser melhor de usar, mais direto, no meu você pode imprimir o próximo palindromo fazendo apenas 'say next_palindrome($n);'.