[Rio-pm] CPAN x Pacotes Ou CPAN + Pacotes

Samir Cury samircurys em gmail.com
Sexta Abril 4 11:24:00 PDT 2014

E ai pessoal,

Acabei de passar por um pequeno problema com o CPAN e achei uma solucao
interessante. Tambem gostaria de perguntar ao pessoal que e mais fa do
CPAN, o que acham de modulos que sao distribuidos como pacotes. Se e
bom/ruim para o ecossistema.

Entao, o problema foi quando tentei cpan install CouchDB::Client. Que
funcionou em outras maquinas mas nao no Fedora 19 que tenho aqui. Quebrou
em algum modulo referente a testes, que dependia do Module::Build que
tambem falhou.

Nao querendo gastar muito tempo com isso, fui para o plano B : Pacotes de
modulos. O motivo dos pacotes serem meu plano B e que cada distribuicao
gosta de um nome diferente e as vezes e irritante ter que adivinhar, mas
acabei de achar um macete :

yum install 'perl(Module::Build)'

O pessoal do YUM mandou muito bem. Uma vez que o Module::Build foi
instalado, procurei pelo pacote do modulo CouchDB::Client. Nao existia.
Porem voltando para o CPAN e tentando de novo o CouchDB::Client foi
tranquilo. Posso voltar a trabalhar no que eu preciso trabalhar, nao em
consertar testes :-).

Mas acho interessante a discussao sobre CPAN x Pacotes. Uma das principais
desvantagens que ouvi uma vez (nao conferi) e que o CPAN acaba "nao
sabendo" o que o Yum/Apt instalou. Procede? Existe algum efeito colateral
grave conhecido?

Abracos,
Samir