[Rio-pm] Foco no que constrói e no que nos une.

Nuba Princigalli nuba em fastmail.fm
Sexta Junho 14 07:53:24 PDT 2013

Caros,

Nós somos uma tribo pequena no Brasil, e os que tentam ativamente
contribuir pro crescimento dessa tribo são uma pequena fração da tribo
toda. O que é natural. Temos todos outros compromissos, e nosso
entusiasmo ou amor pelo Perl é uma coisa entre muitas disputando a
nossa atenção e o nosso tempo.

Por isso é importante sermos cuidadosos e construtivos nas interações,
cada energia, cada tuit, cada tempo que temos para atuar na comunidade,
é mais poderoso, e melhor para o grupo, se está alinhado numa ação
construtiva, positiva.

Cada interação negativa tem um custo alto para ser neutralizada. E elas
se alastram. Depois nem sempre dá para neutralizar com uma interação
positiva, às vezes a alternativa é algo ainda negativo, mas de menor
efeito, ou de impacto mais controlável.

É assim que eu vejo isso de ter moderado temporariamente o Mantovani
(que ele até abreviou com uma ação também negativa, se removendo do
grupo). Mas que não haja dúvida: concordo com quem não gosta da idéia
de um membro moderado, e acho pavorosa a idéia de uma lista moderada
por padrão.

Gostaria muito que ele tivesse ficado e demonstrado capacidade de parar
de ofender e a partir disso defendido seu direito de nao ser moderado.
Com a saída dele, defendemos algo que temos, mas perdemos uma pessoa, e
seja quem for, é uma perda.

Dentro duma visão de sermos uma rede p2p, em que eu acredito, eu
gostaria de convidar de novo quem tiver um tempo e a vontade de ajudar
a cuidar do grupo a entrar como moderador na lista, também. Quem não
quiser a função administrativa, convido a se permitir chamar a atenção
e educar, avisar, e demandar moderação ou banimento, quando alguém
estiver sendo tóxico, e persistente nessa toxidez, ao grupo.

No final alguém acaba tendo o ônus de "ir lá no mailman moderar ou
banir alguém" mas é muito mais leve fazer isso quando sabemos estar
apenas tornando em ação o que já foi discutido e amadurecido como
vontade do grupo.

É muito menos personificada a ação, e por isso também muito mais
poderosa. E estaríamos falando de "(moderar o transgressor)++" ou
"(moderar o transgressor)--" ao invés de "nuba++" ou "nuba--". (De todo
modo, agradeço quem apoiou, pq nessas horas, isso faz diferença, no
sentido de "alguem está entendendo o que eu estou tentando fazer
aqui").

É isso. Sugiro que a gente seja econômico e breve nas desavenças, evite
dar corda para quem não quer construir, e que a gente procure o que
temos de bom para fazer, com perl, ao redor do perl, com nosso grupo,
com outros grupos de afinidade, e com sentimento de estar com o saldo
positivo de energia e tempo.

Aproveito também pra fazer a chamada: estamos meio parados, não acham?
O que podemos puxar, de iniciativa? :)

Pessoalmente, gostaria mais de trabalhar na construção de um hackathon,
um encontro técnico ou algum material educativo, mais do que na redação
de um código de conduta normativo...

Lembrando que logo ali está o YAPC::Brasil 2013, e qualquer progresso
agora já seria meio caminho andado para quem quiser se atualizar ou
apresentar algo lá!

Abraço,

Nuba

--
Nuba R. Princigalli nuba em pauleira.com http://pauleira.com @nprincigalli
Discipline is not an end in itself, just a means to an end. - King