[Rio-pm] Cache RESTfulie

Marcio Ferreira marciodesouzaferreira em gmail.com
Segunda Março 11 23:17:29 PDT 2013

> Na minha opinião, se você esta utilizando a arquitetura REST e quer
> efetuar cache na aplicação é um tiro no pé, uma hora isto vai te dar dor de
> cabeça. Digo isto, pois a maior parte do desenvolvimento e evolução dos
> frameworks, servidores web, proxy e navegadores nos últimos anos foram na
> direção contraria. O cache deve ser local (cliente) ou compartilhado
> (intermediadores).

Problema que não sei quem é meu cliente, se ele nao faz cache eu preciso
fazer!
Estou me preparando para o pior cenário!

> Para efetuar cache baseado no header, verifique se as próprias opções do
> HTTP não te resolvem, principalmente com as estratégias disponíveis para
> isto. Utilizando as diretivas dentro de Cache-Controle, Expire, .. Ou
> recomendando a interação com teu backend baseado com perguntas baseado ao
> Etag ou Last-Modified.

 Enfim, na minha opinião, eu recomendaria fortemente bater a cabeça aí, até
> esgotar todas as chances.

Meu cache não é baseado no header. No header tenho campos ~customizados~
que mudam o comportamento da app.

Meus clientes(de browser à apps que desconhecço totalmente o comportamento)
são desconhecidos, assim Etag, cache-control, last-modifield que é uma
conversa com o client, não resolve por completo. Estou errado? Pode ter um
infeliz que nao olha isso e vai acabar com minha app.

A mesma "pergunta" à app é feita de lugares diferentes, por isso penso eu
minha alternativa seja resolver isso no proxy ou um cache na app.

Resumindo, estou me preparando para o pior cenário, por isso até
desconsidero o proxy na minha hipótese do post, mas não será assim na
prática.

> O cache no redis, pode ser para as demais coisas, que você não consegue
> controlar no HTTP por exemplo.

Me corrije por favor, os controles HTTP só funcionam quando há uma conversa
desses client/server, certo?