[Rio-pm] lendo nome de diretorios

Aureliano Guedes guedes_1000 em hotmail.com
Quinta Maio 3 15:50:51 PDT 2012

Monges,
Boa noite.

Desculpem-me incomoda-los com tamanho desconhecimento, mas as seguintes perguntas são simples:

Como faço para "ler" o "nome" do diretorio no qual me encontro?
Ex: se minha pasta se chama "Rio_PM" como faço pra saber que esta pasta se chama "Rio_PM", não digo ler o conteudo e sim o nome.

Como faço para acessar/criar diretorios de forma multiplataforma se no Windows eu chamo "Diretorio\Sub_Diretorio" e no Linux "Diretorio/Sub_Dritorio", ou seja, a barra muda o sentido.

Desde já grato.

Att,

Aureliano guedes