[Rio-pm] Perl em desuso??

Marcio Ferreira marciodesouzaferreira em gmail.com
Terça Maio 1 16:51:03 PDT 2012

Única coisa que corre o risco de entrar em desuso é o cérebro.

Com o tempo (não sou jedi em TI, estou bem longe disso), passei a entender
que linguagem de programação é a via.

Gosto muito de Perl pela praticidade e não resistência a absorver outros
modelos, vide Web::Scraper e Plack. Me pergunto, se não houvesse o
Web::Scraper, por exemplo, continuaríamos dizendo que Perl é super foda por
puro xiitismo? Qual problema de haver outras tecnologias boas também?

"Pra quem só tem martelo, tudo é prego".

Quando tenho uma tarefa nova, primeira pesquisa é no CPAN, depois google de
forma geral e posteriormente comunidade e amigos da área. Nisso descobri
projetos em Java muito úteis que não vi algo tão semelhantemente em Perl.
Aí entra, escrever essa solução para Perl ou usar em Java? Por enquanto sou
consumidor de tecnologia, uso em Java e pronto!

Me corrijam se estiver errado, pessoal de Java se adequa fácil ao Ruby por
ser de fácil portabilidade do java. É possível usar classes de negócio em
Java no Ruby de modo transparente. Parrot caminha nesse sentido também =D

Recentemente houve uma bela discussão em torno de PHP no hacknews, sobre
ter um design estranho e etc. Mas Facebook usa, então mesmo sendo estranho
e havendo mais avanços em outras plataformas, dificilmente entrará em
desuso. Enquanto houver uma comunidade commitando e empresas contratando
programadores Perl, não entrará em desuso.

Tenho um projeto de empresa, trabalhamos com Perl(porque tenho expertise),
PHP(porque é o conhecimento comum entre os envolvidos) e Java(por ter a
melhor solução para um caso de uso específico). Também presto serviço em
uma empresa grande, trabalho no único projeto em PHP da empresa, todo
restante é Java. Toda semana faço algo em Perl que a galera arrega os
olhos, mas tenho certeza que nunca irão adotar Perl como ancora por ser
dificil encontrar gente que mantenha o projeto e etc.

E mesmo uma tecnologia estando em desuso, isso não a classifica como
desinteressante ou sem futuro, a história do PostgreSQL por exemplo, um
projeto iniciado na faculdade, teve sua tentativa de entrar no mercado que
falhou e foi abandonado. Mais tarde um grupo de estudantes conheceu esse
projeto e o ressuscitou. Hoje PostgreSQL é um dos banco de dados mais
avançados que existe. (Álias, isso daria um bom filme =D

Tudo depende dos paradigmas da época. Hoje a moda é ser coeso, minimalista
e produtivo. Perl tem um background obscuro, pode ser estranho no primeiro
contato. Já apresentei o black Perl a um cientista da computação e ele
perguntou "WTF isso me serve?". Então vai da experiência de cada um, mesmo
um cientista pode estranhar! :P

Em Nossa área, tudo é muito novo, trabalhamos com tecnologias de 20, 30
anos de existência, praticamente 2 gerações. Então acho bem natural essas
discussões, porque é preciso mesmo provar um modelo científico até obter a
solução ótima. Esses flames vão existir por muito tempo, Darwin vive em
nosso meio científico também :P

"Perl, nunca vou te abandonar <3"

[]s,

Marcio Ferreira