[Rio-pm] Mudando de formato

Aureliano Guedes guedes_1000 em hotmail.com
Sexta Março 30 04:54:43 PDT 2012

Bom dia,
Monges.

Sem enrolar muito vou ser direto na minha duvida.

Tenho dois formatos de arquivo, no qual devo converter do primeiro formato para o segundo,
e no BioPerl não encontro nada que me ajude.

O primeiro formato, ou melhor, o formato de entrada segue o padrão abaixo:

################################
Pop #Aqui indica inicio dos dados
001, xywz abcd ...
... #o padrão se repete ate o final
Gra, qwer jkld ... #o ultimo individuo se chama "Gra" sempre
#essas letras são numeros e no exemplo ficara mais claro
################################

O segundo formato, e no caso formato de saida segue o padrão abaixo:

###############################
x w a c
y z b d
#x #x é o ultimo numero, que como não sabemos qual é deixei assim
q e j l
w r k d
##############################

Agora facilitarei tudo com um exemplo

Formato de entrada, exemplo:

#############################
Pop
001,    0303 0303 0101 1011 0304
002,    0303 0003 0101 0410 0405
003,    0303 0305 0101 1013 0304
004,    0103 0304 0102 0207 0104
Gra,    0203 0304 0202 0207 0105
#############################

Formato de saida, exemplo:

#############################
3 3 1 10 3
3 3 1 11 4
3 0 1 4 4
3 3 1 10 5
3 3 1 10 3
3 5 1 13 4
1 3 1 2 1
3 4 2 7 4
2 3 2 2 1
3 4 2 7 5
##############################

Observem duas coisas:

- No primeiro formato os valores estão lado a lado, e de uma coordenada para outra
temos um espaço, as unidades sempre são 2 numeros. No segundo formato os valores estão um em baixo do outro, logo se
temo no primeiro formato
#############################
001,    1213 2720
#############################
vai sair
#############################
12 27
13 20
#############################

- Caso tenha um 0 na frente, o formato de saida elimina ele
#############################
001,     0103 0202
[/PHP]
1 2
3 2

Bem gente, toda ajuda possivel será muito bem vinda.

Desde já, grato.

Att,
Aureliano Guedes