[Rio-pm] Pair Programming

Thiago Glauco thiagoglauco em ticursos.net
Domingo Março 11 04:58:49 PDT 2012

Bem, Vamos lá, Breno.
Olá pessoal da Rio-pm.

Primeiro o artigo usa diversos outros artigos para se basear, que são:

"The  rise of new group thinking":
http://www.nytimes.com/2012/01/15/opinion/sunday/the-rise-of-the-new-groupthink.html?_r=1

Uma palestra de um médico:
http://blog.ted.com/2012/02/28/atul-gawande-at-ted2012-2/

O que na minha opinião acontece muito com as empresas, além da busca
irracional por um lucro absurdo que a faz demitir profissionais
qualificados em troca de inexperientes e depois dizer na tv que faltam
vagas para TI, é a adoção de técnicas, metodologias e modismos como se
fossem os mandamentos bíblicos da salvação empresarial. Eu acho um
programador no meu ombro como papagaio de pirata muito ruim e incômodo
(vamos frisar o "eu acho" aqui). Eu prefiro que o segundo programador
trabalhem em outra parte do sistema e em curtos períodos de tempo nós
passamos o código desenvolvido um para o outro e revisamos e discutimos
o código um do outro.

Por quê? Além do incômodo, pessoas perdem concentração com o tempo vendo
outra pessoa digitar. Isso se agrava se um dos pares tem períodos de
concentração curtos. Além de fatores individuais e psicológicos que
podem atrapalhar, como rivalidades e disputas por promoção ou maior
destaque na empresa.

Mas isso sou eu, outras pessoas e outras equipes podem prefirir
trabalhar de maneiras diferentes.

Existem Diversas Metodologis de Desenvolvimento. Porém sempre que uma
metodologia nova surge vemos pessoas inexperientes tentando adaptar a
empresa ou o time à metodologia, e o contrário que deve ser verdadeiro,
devemos adptar a metodologia a empresa ou ao time.

Trabalho em equipe é importante e fundamental. Pessoas precisam de
reuniões de tempos em tempos, trocas de ideias e bater papo no café, mas
a privacidade e a manutenção da individualidade também.