[Rio-pm] drive em Perl [OT++]

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 em gmail.com
Sexta Fevereiro 24 09:26:41 PST 2012

On Fri, Feb 24, 2012 at 3:04 PM, Nuba Princigalli <nuba at fastmail.fm> wrote:
> heh recomendo ler
> http://www.cartacapital.com.br/sociedade/as-garotas-walita-orfas/

Eu vejo muita gente reclamando que "está difícil conseguir empregada
boa" e aí depois fala que a última que contratou pediu demissão porque
ela reclamou com ela por ter tomado um iogurte na geladeira sem
avisar. Ou porque utilizou o mesmo banheiro. Ou alguma outra coisa
absurda do gênero. Eu também pediria demissão se tivesse que passar
fome do meu serviço, oras.

O principal problema da profissão é o preconceito. Não vejo um
problema em ser faxineira e "cuidar da casa dos outros", o problema
principal é que paga pouco. Se pagar bem, deveria ser um serviço como
qualquer outro que não exija instrução formal.

A tendência é que cada vez mais se torne mais custoso manter uma
empregada. Aliás, hoje em dia é bem mais raro ter uma empregada
doméstica contratada, o que todo mundo tem é uma diarista que vai 1 ou
2 vezes por semana. Aqui em BH, as diaristas estão cobrando entre 60 e
80 reais por dia, pelo que eu vejo. Com isso, dá um salário de ~1500
por mês, o que é baixo, mas bem melhor que muitos outros trabalhos por
aí. Vejo facilmente esse valor dobrando nos próximos 5 anos e isso é
bom pra sociedade.

Agora, o que vai ter de gente reclamando que "as diaristas estão
querendo explorar os patrões" não está no gibi. Eu acho engraçado,
porque são pessoas inteligentes, cultas, etc, soltando pérolas desse
tipo. Sendo que as pessoas ganham 4-5x mais e fazem um trabalho bem
menos intenso.

Aqui no Brasil tem um problema que ainda não foi resolvido que é a
falta de automatização de tarefas do lar. A maior parte das
residências não possui encanamento de água quente (que agiliza
bastante a limpeza), ninguém possui espaço para lava-louças na
cozinha, ninguém possui secadora de roupas, existe o costume de passar
as roupas com ferro quente (nos EUA, fazem isso apenas para um número
bem restrito de roupas), nunca nem ouvi falar de algum limpador
automático de casa como o Roomba por aqui, etc.

Tudo isso faz com que tarefas do lar sejam muito trabalhosas e
desgastantes por aqui. Com o custo de se manter uma empregada
doméstica aumentando, a tendência é que isso tenda a melhorar. E
quanto menos pessoas fazendo trabalhos que podem ser facilmente
automatizados, melhor - isso libera mais pessoas para realizar
trabalhos que são produtivos de verdade e que trarão benefícios reais
à sociedade.

-Nilson