[Rio-pm] Perl é genuinamente uma linguagem de script ou híbrida?

Daniel Hughes dsth em cantab.net
Sábado Fevereiro 18 03:34:54 PST 2012

como vc obter dados eh uma parte fundamental de uma pesquisa entao precisar
compartilhar as técnicas também - outra vez como outros laboratórios podem
reproducir/confirmar um resultado (admito recentemente os autores de uma
pesquisa que desenvolveu um virus perigoso novo foram pedidos a nao
publicar como foi feito pelo governo doe EUA). entao, se fosse uma parte
integral do artigo, vc compartilharia o codigo mesmo. mas bioinformatica eh
um ramo esquisito mesmo. abrange desenvolvimento de algoritmos pra assemble
genomes e fast alignment sequences ate simple data monging (muitos monging
scripts existem pra que ninguem acha que vale a pena em disponibilizar), e
exatamente qual licenças usa depende do lugar mas onde trabalha - por
exemplo Sanger Institute normalmente usa GPL mas outros institutos as vezes
usam licenças menos exigentes. uma mudanca recente que eh bem bacana eh que
muitos grupos estao começando publicar em 'open journals' (free access)
e.g. PLOS pra deixar pessoas em institutos com menos dinheiro ter acesso.

dan.

Daniel S. T. Hughes M.Biochem (Hons; Oxford), Ph.D (Cambridge)
dsth em cantab.net
dsth em cpan.org